Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Receita: picanha Borboleta com Legumes Orientais

Nesse prato, o corte da picanha é separado ao meio, em formato borboleta

Receita: picanha Borboleta com Legumes Orientais
Notícias ao Minuto Brasil

06:26 - 04/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Carne

Marcar um encontro com os amigos é indispensável, mas escolher o que comer é sempre um desafio: uns preferem a culinária oriental, já outros não abrem mão de uma boa carne. Para agradar gregos e troianos, aprenda a receita da chef Flávia Quaresma que une o amor nacional pela picanha com as características marcantes dos legumes e temperos do Oriente. Nesse prato, o corte da picanha é separado ao meio, em formato borboleta, deixando as extremidades da gordura separadas. E para trazer ainda mais sabor a picanha e o mix de legumes, a dica é aproveitar o suco da carne que sobrou na grelha e preparar um molho com gengibre, salsinha e coentro!

+ Aprenda a fazer molho mostarda para acompanhar a carne

Acesse a Academia da Carne Friboi e se programe com as sugestões e as receitas da plataforma para os próximos finais de semana!

Ingredientes (Rende: 2 porções)

½ kg de picanha Friboi

sal grosso no moedor

7 ml de azeite de oliva

60 g de pimentão vermelho

60 g de pimentão amarelo

75 g de couve manteiga

50 g de broto de feijão

100 g de shiitake

15 g de gergelim dourado e preto

60 g de castanha de caju

40 ml de azeite de oliva

50 ml de óleo de gergelim

13 ml de shoyu

25 ml de óleo de gergelim

13 g de alho

2 talos de cebolinha

7 g de gengibre

13 g de pimenta dedo de moça

5 ml de suco de limão Taiti

1/2 colher de sopa de coentro picado

Modo de preparo

Corte a peça de picanha em cinco partes com aproximadamente 4 cm de largura. Posicione o pedaço de picanha numa tábua de corte com a gordura voltada para cima.

Faça um corte na parte da gordura de uma extremidade à outra. Desça o corte, deixando apenas um dedo de altura sem cortar. Abra a peça como um livro aberto, e então a picanha ficará parecendo uma borboleta.

Mix de legumes oriental

Leve ao forno a castanha de caju para dar uma tostada. Deixe esfriar. Doure um pouco na frigideira o mix de gergelim e reserve.

Corte os shiitakes em tiras e salteie em azeite temperando com sal e pimenta e reserve. Retire a parte branca dos pimentões vermelhos e amarelos, e corte em tiras.

Salteie em azeite temperando com sal e pimenta, e reserve. Salteie o broto de feijão em óleo de gergelim torrado com um pouco de azeite e reserve.

Corte os talos de cebolinha em pedaços menores. Separe as folhas de couve do talo. Corte em tiras e salteie no azeite, e reserve.

A picanha

Aqueça bem uma frigideira ou chapa. Enquanto isso, tempere as picanhas com corte borboleta com sal grosso moído. Coloque as “borboletas” na frigideira ou chapa, deixando selar por aproximadamente 4 minutos de cada lado, até ficarem douradas.

Recupere a gordura do cozimento da picanha e acrescente o gengibre ralado e o coentro picado para o molho. Salteie o mix de legumes orientais para aquecer e adicione o mix de gergelim tostado.

Coloque a picanha borboleta no centro do prato e acrescente o mix de legumes orientais por cima. Decore com broto de coentro e finalize colocando o molho em volta.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório