Meteorologia

  • 19 NOVEMBRO 2017
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 10º

Edição

Fibromialgia: conheça a doença de Lady Gaga, que causa dor

Cantora disse que está devastada por não estar bem o suficiente para vir ao Rock in Rio

Fibromialgia: conheça a doença de Lady Gaga, que causa dor
Notícias ao Minuto Brasil

15:24 - 15/09/17 por Folhapress

Lifestyle CAUSAS E TRATAMENTOS

Devido a uma hospitalização relacionada à fibromialgia -condição caracterizada por, entre outros sintomas, fortes dores-, Lady Gaga cancelou o show que faria no Rock in Rio, nesta sexta (15). Com um tratamento correto, contudo, as pessoas com a doença podem ter uma boa qualidade de vida.

A cantora disse que está devastada por não estar bem o suficiente para vir ao Rock in Rio. "Eu faria de tudo por vocês, mas tenho que cuidar do meu corpo agora", disse ela pelo Twitter.

A principal característica da fibromialgia é a dor generalizada. Outros sintomas são distúrbios do sono, fadiga e até mesmo problemas de concentração e memória.

"Temos um sistema que faz com que sintamos dor no momento certo, quando há uma lesão. Nas pessoas com fibromialgia, esse sistema está alterado, gerando uma dor amplificada", diz José Eduardo Martinez, coordenador da comissão de dor e fibromialgia da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

+ Alanis Morissette revela que sofreu de depressão pós-parto

Segundo a SBR, a doença atinge entre 2% e 3% da população brasileira e o quadro é mais comum em mulheres de 30 a 55 anos.

O diagnóstico da doença é clínico, a partir da análise do médico. "Se uma pessoa sente dor sem motivo, é preciso procurar um especialista", diz Martinez. Ainda não se sabe exatamente a causa da fibromialgia, mas, de acordo com Martinez, quadros de estresse e acontecimentos traumáticos na vida podem estar relacionados ao problema.

Roberto Rached, fisiatra do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo, afirma que há precariedade tanto no diagnóstico quanto no tratamento da condição. "Muitas vezes, as pessoas em geral pensam que o paciente está querendo chamar a atenção. Quem sofre com o problema enfrenta preconceito de todos os lados", diz Rached. "Fibromialgia não é frescura, não é coisa da cabeça das pessoas."

O médico do HC afirma que a principal forma de tratamento da fibromialgia é a atividade física, que estimula a musculatura e melhora a atividade metabólica, o que ajuda a aliviar a sensação de dor. Técnicas de controle do estresse também podem ser úteis, segundo Martinez. Complementam o tratamento a terapia com psicológos e medicamentos - com antidepressivos normalmente.

"Um paciente com fibromialgia, fazendo um tratamento adequado, tem condições de levar uma vida normal, viver bem. Ter fibromialgia não é uma sentença", afirma Martinez. Com informações da Folhapress.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório