Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Lagom': conheça o estilo de vida sueco que traz felicidade e bem-estar

Sem tradução direta para português, ‘lagom’ significa algo como “na medida certa” e é apontado como o estilo de vida que está por trás da felicidade dos suecos

'Lagom': conheça o estilo de vida sueco que traz felicidade e bem-estar
Notícias ao Minuto Brasil

12:38 - 26/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle NÓRDICOS

Lagom: a arte sueca para uma vida equilibrada’, o livro escrito pela autora Linnea Dunne e lançado em português pela 20 | 20 Editora explica a fórmula dos suecos para a felicidade. Sem tradução direta para português, ‘lagom’ significa algo como “na medida certa” e é apontado como o estilo de vida que está por trás da felicidade dos suecos.

‘Lagom’ é “aceitar um convite para passar um fim de semana na casa de um amigo, mas levar os próprios lençóis de cama, porque é justo dividir a carga de roupa. É ter o direito de ficar em casa com um filho doente — sem prejuízo do pagamento integral —, mas nunca abusar desse direito. ‘Lagom’ é comprar um carro prático, ainda que não seja o carro mais apelativo visualmente. É pintar apenas uma parede da sua sala e deixar o resto branco, porque pintar a divisão inteira seria muito. É usar um batom vermelho-vivo, mas deixar o resto da maquiagem perfeitamente discreta. Lagom é pedir um hambúrguer, mas abdicar da batata-frita, porque a moderação é uma virtude; é preparar rapidamente uma refeição fresca usando apenas restos, porque o desperdício é um pecado mortal”.

Este conceito de estilo de vida, que se estende desde o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal à alimentação, do estilo à saúde e ao bem-estar, da vida social ao cuidado com o planeta procura trazer felicidade, estabilidade e equilíbrio.

Notícias ao Minuto© 20 | 20 EditoraSegundo o livro de Linnea Dunne, os principais benefícios do ‘lagom’ são:

1º. Mais espaço físico. Pois além de pregar o abdicar de tudo o que não é necessário também é aliado do estilo de design escandinavo minimalista;

2º. Mais espaço mental. Pois incentiva as pessoas a aprender a “parar o turbilhão mental para viver a vida de uma forma mais autêntica e focada, acolhendo e lidando com boas e más experiências” de forma plena, seja no local de trabalho ou em casa;

3º. Melhoria das finanças. Ao ser mais consciente, não só em relação às suas “necessidades pessoais, mas também às necessidades do planeta, provavelmente consumirá menos ao mesmo tempo que aprende a cuidar e a ser poupado com os seus recursos”.

4º. Aumenta o sentimento de presença. Uma atitude ‘lagom’ pode melhorar os seus relacionamentos e trazer mais confiança em relação às responsabilidade que tem na sociedade. Pode lhe ajudar a sentir-se parte integrante de algo maior e dar-lhe “um sentido de propósito”.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório