Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba o que fazer para tratar linhas e rugas finas do rosto

As linhas de expressão surgem com o movimento, mas com o passar do tempo e com a movimentação constante, essa musculatura vai demarcando linhas finas na pele, mesmo quando ela está em repouso

Saiba o que fazer para tratar linhas e rugas finas do rosto
Notícias ao Minuto Brasil

05:23 - 03/05/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle rugas de expressão

Afinal, uma linha de expressão pode se tornar uma ruga estática? Sim, as repetições constantes e exageradas de movimentos com a musculatura da face podem demarcar rugas finas e linhas que aparecem mesmo quando a pele está em repouso, como explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

“As linhas que surgem só com a dinâmica, ou seja, quando me movimento, são inicialmente pequenas demarcações, mas com o passar do tempo – e até pela ação danosa de agentes ambientais como exposição solar e poluição – essa musculatura marca a pele e faz com que essas linhas inicialmente dinâmicas e que aparecem só em expressão se tornem estáticas, aparecendo mesmo em repouso e marcando precocemente esse rosto com sinais de envelhecimento”, afirma. Apesar de serem mais difíceis de serem tratadas que as linhas de expressão, os cosméticos e nutracêuticos podem ajudar.

De acordo com a dermatologista, é necessário focar não só na hidratação e fotoproteção, como também em substâncias reparadoras, peptídeos e fatores de crescimento, além de iniciar um tratamento via oral, com cápsulas antioxidantes, antiglicantes e anti-idade.

“É interessante para esse paciente ingerir ômegas na sua função DHA e EPA; estimular o colágeno com silício Exsynutriment; fazer a reposição de energia com ativos que melhorem a energia mitocondrial como Bio-Arct; usar superóxido de desmutase, glutationa, vitamina C, resveratrol e vitamina E”, afirma.

Além disso, a médica diz que esse paciente deve ingerir substâncias que também protejam principalmente contra a exposição solar, como: licopeno, astaxantina, luteína e polypodium leucotomos. “Esses compostos por boca ajudam no processo de reparo, de hidratação e de nutrição da pele”, explica.

Na aplicação tópica de produtos, a rotina skincare deve ser iniciada com uma boa limpeza e tonificação da pele, para depois ser usado o hidratante, que deve contar com o ácido hialurônico em combinação de alto e baixo peso molecular em uma mesma fórmula, que também pode incluir antioxidantes e silício para manter a elasticidade e turgor da pele.

Mas além disso, a médica indica recuperadores de danos de DNA e RNA e, principalmente, peptídeos e fatores de crescimento, de preferência em fórmulas com séruns para serem usados antes do hidratante anti-idade.

“Substâncias antioxidantes e a fotoproteção são usadas de manhã e, no caso dos tratamentos noturnos, é necessário utilizar retinoides, alfa-hidroxiácidos, poli-hidroxiácidos, não todos os dias, mas em dias alternados, para melhorar a renovação celular e diminuir a aparência das rugas”, diz.

“O paciente deve intercalar essa rotina noturna com substâncias nutritivas ricas em Arct-alg, Hyaxel, Nutriomega 3, 6, 7 e 9, Luminescence, enfim, nós temos uma série de ativos hoje extremamente importantes. O fato é que uma boa nutrição tópica é fundamental”, diz.

No caso dos antioxidantes, as substâncias indicadas são: vitamina A, vitamina C, vitamina E, nicotinamida, resveratrol, o ácido ferúlico e o ácido maslínico. “Também devemos fazer a reposição de substâncias que melhorem a energia da mitocôndria para que a célula possa fazer o seu papel de recuperação, de proliferação e de quimiopraxia de fibroblastos para produção de colágeno”, afima.

Sobre a fotoproteção diária, ela deve ser de no mínimo FPS 30 para fototipos 3 e 4 (peles mais escuras), e uma fotoproteção de 50 nos fototipos 1 e 2 (peles mais claras).

“Esses filtros solares precisam de uma leitura um pouco mais ampla, ou seja, eu não posso falar apenas de anti-UVA e anti-UVB: eu tenho que começar a pensar no comprimento de onda crítico 415nm da luz azul e no infravermelho; esse filtro solar deve ter substâncias antioxidantes que façam a recuperação e o reparo do dano inflamatório causado pelo sol”, afirma.

Por fim, a dermatologista lembra pesquisas que indicam: 80% do envelhecimento é relacionado ao estilo de vida e o resto tem a ver com a genética. E nesse caso, é necessário ter hábitos saudáveis.

“Dormir de sete a oito horas por noite, seguir dieta magra rica em proteína, muita água para se manter hidratado de dentro para fora e, como muitas vezes percebemos dificuldades do organismo de algumas pessoas em absorver todos os nutrientes que consomem, suplementos com silício, peptídeos, aminoácidos, e biotina são fundamentais e devem ser orientados por um dermatologista”, finaliza a médica.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório