Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça 5 diferenças entre sorvete e gelato italiano

Além da cremosidade e textura, os gelatos não contêm aromatizantes, conservantes e corantes artificiais

Conheça 5 diferenças entre sorvete e gelato italiano
Notícias ao Minuto Brasil

20:08 - 17/08/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle SORVETE

Acredita-se que o sorvete foi criado pelos chineses há mais de 3 mil anos. Inicialmente, a receita era composta de neve, mel, frutas e gema de ovo. Com o passar do tempo, os árabes incluíram água, criando o sorvete que conhecemos hoje. Anos depois, os italianos acrescentaram leite e começaram a fabricar o produto em uma máquina conhecida por mantecadora, dando origem ao gelato.

+ Receita de inverno: Bolo de banana com especiarias

Atualmente, existem muitas opções para agradar todos os gostos. A San Paolo Gelato Gourmet, gelateria do Brasil, preparou uma lista com as diferenças entre o sorvete tradicional e o galato artesanal. Confira:

Ingredientes

Diferente dos sorvetes industrializados, os gelatos são preparados diariamente e com ingredientes frescos, tornando o sabor único.

Temperatura

Os gelatos artesanais são armazenados em temperatura variada entre -10°C e -12°C, enquanto os sorvetes podem chegar até -20°C. Essa característica ajuda a preservar o sabor, quanto mais gelado o alimento, menos gosto é possível sentir.

Gordura

O gelato contém de 50 a 60% menos gordura comparado ao sorvete tradicional, porque utiliza gordura láctea na composição, variando a quantidade dependendo de cada sabor. Esse fator permite que o gosto original dos ingredientes se sobressaia.

Teor de Açúcar

A cremosidade característica do gelato é resultado do equilíbrio entre água, açúcar e leite. O produto costuma ter 30% menos açúcar em relação ao sorvete. Além disso, existe uma quantidade proporcional para cada sabor, considerando o teor de cada fruta.

Ar

A quantidade de ar é um fator que também interfere na textura do produto. No gelato, a inclusão é feita de forma natural, durante o batimento na mantecadora. Nesse processo o alimento absorve entre 20 e 40% de ar, enquanto no sorvete tradicional o método é feito de forma artificial.

Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799; participe

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório