Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Entenda os benefícios da equoterapia

Método terapêutico reabilita crianças e adultos com dificuldades múltiplas que inclui déficit de atenção pela terapia com cavalos

Entenda os benefícios da equoterapia
Notícias ao Minuto Brasil

11:00 - 21/05/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Bem Estar

A equoterapia proporciona verdadeiros ganhos à saúde física e emocional de seus praticantes. É uma terapia que tem o cavalo como aliado no tratamento de reabilitações diversas, como o autismo, favorecendo ganhos como a melhora do equilíbrio, da postura e o desenvolvimento da coordenação motora, além de facilitar a integração social e desenvolvimento da autonomia, "questões muito importantes no desenvolvimento de nós humanos", de acordo com psicóloga e coordenadora da especializada Cavalo Amigo, Silvia Scheffer.

Em Porto Alegre está um centro especializado, o Cavalo Amigo, que opera há cerca de cinte anos e que já vem beneficiando crianças com deficiências neurológicas, motoras  e principalmente crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ,sob a  liderança dos psicólogos Sandro Fernandes e Silvia.

Conforme Silvia, a equoterapia faz uma grande diferença na vida dos praticantes, promovendo ganhos na área da  saúde e a educação. A profissional juntamente com uma equipe multidisciplinar  busca atividades que visam o estimulo do desenvolvimento humano pormeio da relação com o cavalo. A psicóloga acumula mais de trinta anos de experiência em atividades equestres.

No Brasil, a equoterapia foi reconhecido método terapêutico em 1997 pelo Conselho Federal de Medicina. "A partir da década de cinquenta, em função da grande adesão na Dinamarca ela evoluiu", completa S[ilvia. Atualmente, países como Alemanha e Suíça são grandes conhecedores de suas técnicas e fazem uso delas. Assim como, a homeopatia, a acupuntura e o pilates, a equoterapia é reconhecida por entidade mundiais da área da saúde.

Leia também: Cinco mitos sobre jejum intermitente

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório