Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governador de Nova York receia que protestos possam espalhar vírus

Na origem dos protestos está a morte do afro-americano George Floyd, de 46 anos, por um policial branco.

Governador de Nova York receia que protestos possam espalhar vírus
Notícias ao Minuto Brasil

17:30 - 01/06/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Covid-19

O Governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, disse hoje estar preocupado com os protestos em massa contra a morte do afro-americano George Floyd que podem colocar em risco a luta para conter a pandemia de covid-19. "Liga a televisão e se vê as reuniões em massa que poderiam infectar centenas e centenas de pessoas depois de tudo o que fizemos. Devíamos tirar um minuto e nos perguntar: O que estamos fazendo aqui?", questionou Cuomo durante a coletiva de imprensa diária.

A cidade de Nova York é um dos locais mais atingidos pela doença a nível mundial.

O governador democrata reconheceu a luta dos manifestantes contra o racismo e as desigualdades sociais, mas confessou estar frustrado pelos eventuais efeitos negativos contra os dois meses de combate à pandemia, dado que Nova York tenciona reiniciar a atividade econômica em 08 de junho.

O presidente da Câmara de Nova York, Bill de Blasio, também expressou preocupações semelhantes durante o seu encontro com a imprensa.

"Para aqueles que fizeram sentir a sua presença, fizeram ouvir as suas vozes, o mais seguro a fazer a partir de agora é ficar em casa, obviamente", apontou.

As taxas de hospitalização em todo o Estado estão diminuindo há semanas e o número de mortes diárias passou de quase 800, no início de abril, para 54, registradas no domingo.

Algumas zonas já retomaram a atividade econômica, e espera-se que Buffalo possa abrir lojas, cabeleireiros e escritórios na terça-feira, durante a segunda fase do regresso à normalidade, com a área de Albany a seguir na quarta-feira, segundo Cuomo.

Na origem dos protestos está a morte do afro-americano George Floyd, de 46 anos, por um policial branco na passada segunda-feira, depois de ter sido detido sob suspeita de ter tentado usar uma nota falsa de 20 dólares num supermercado de Minneapolis, no estado de Minnesota.

Nos vídeos feitos por transeuntes e difundidos 'online', um dos quatro agentes, que participaram na detenção, tem um joelho sobre o pescoço de Floyd, durante mais de oito minutos.

Os quatro já foram despedidos da força policial e um deles, o que prendeu George Floyd, foi acusado de homicídio involuntário.  

Desde então têm-se registrado confrontos entre manifestantes e policiais em várias cidades dos Estados Unidos, tendo em algumas sido decretado o recolher obrigatório.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 372 mil mortos e infectou mais de 6,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,5 milhões de doentes foram considerados curados.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (104.383) e mais casos de infecção confirmados (perto de 1,8 milhões).

Campo obrigatório