Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

China quer registrar 13 milhões de pessoas sem autorização de residência

O número real é, contudo, desconhecido, e, provavelmente, muito maior, devido às dificuldades inerentes ao cálculo da maior população do mundo

China quer registrar 13 milhões de pessoas sem autorização de residência
Notícias ao Minuto Brasil

08:38 - 25/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Cidadania

A China quer dar autorização de residência (Hukou, em chinês) a 13 milhões de pessoas que não estão registradas na administração pública do país, privadas assim de vários serviços básicos, como o acesso à educação e saúde pública.

Segundo o jornal oficial China Daily, o ministro da Segurança Pública chinês, Guo Shengkun, presidiu no sábado passado a um encontro, e chegou à conclusão que a ausência de uma solução acarretará o aumento da instabilidade social e desigualdade.

Em 2010, havia 13 milhões de chineses sem 'Hukou', segundo o Censo Demográfico chinês.

O número real é, contudo, desconhecido, e, provavelmente, muito maior, devido às dificuldades inerentes ao cálculo da maior população do mundo. No conjunto, este valor corresponde a 1% da população chinesa, que não tem assim acesso a múltiplos serviços públicos.

É também um efeito da política "um casal, um filho", que vigorou na China durante mais de 30 anos.

Segundo um estudo da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, 60% das pessoas não registradas são filhos de famílias que não o fizeram para evitar pagar a multa imposta aos casais com mais de um filho.

Outros casos envolvem crianças abandonadas ou nascidas fora do matrimônio.

A autorização de residência 'Hukou' é um sistema implantado em 1958, durante o Governo de Mao Zedong, para controlar a migração massiva dentro do país e assegurar a continuidade da produção agrícola e a estabilidade social nos centros urbanos.

O sistema acabaria por gerar vários problemas: a migração do campo para a cidade levou a que muitos trabalhadores migrantes perdessem o direito a aceder a serviços básicos, visto que o seu 'hukou' era do local de origem e não da cidade onde trabalhavam.

Campo obrigatório