Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

OMC chega a acordo para eliminar subsídios agrícolas

"O acordo em temas de agricultura é histórico porque acaba com uma das maiores distorções do mercado", declarou o diretor da OMC, Roberto Azevedo

OMC chega a acordo para eliminar subsídios agrícolas
Notícias ao Minuto Brasil

17:24 - 19/12/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Quénia

A Organização Mundial do Comércio (OMC) alcançou neste sábado (19) em Nairobi, no Quênia, um acordo para a eliminação de subvenções à exportação de produtos agrícolas nos países desenvolvidos, uma medida que era exigida por países em desenvolvimento.

"O acordo em temas de agricultura é histórico porque acaba com uma das maiores distorções do mercado", declarou o diretor da OMC, Roberto Azevedo. A concessão de ajuda à exportação de produtos agrícolas dos países desenvolvidos limitou até agora a entrada nos seus mercados de bens de economias em desenvolvimento.

"As negociações da OMC tinham o hábito ruim de acabar em fracasso, mas nas últimas reuniões ministeriais criamos um novo hábito: o êxito. Conseguimos o melhor acordo possível", acrescentou Azevedo. Segundo o acordo adotado, os países desenvolvidos devem eliminar os subsídios às exportações do setor agrícola a partir de agora e os países em desenvolvimento também devem suprimir estas ajudas a partir de 2018.

Campo obrigatório