Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mortos na Noruega foram esfaqueados e não flechados, diz polícia

O suspeito, Espen Andersen Brathen, 37, foi descrito como doente mental e está detido em um hospital psiquiátrico

Mortos na Noruega foram esfaqueados e não flechados, diz polícia
Notícias ao Minuto Brasil

18:02 - 18/10/21 por Folhapress

Mundo Atentado

BRUXELAS, BÉLGICA (FOLHAPRESS) - A polícia da Noruega afirmou nesta segunda (18) que os cinco mortos em ataque na última quarta-feira (13) foram esfaqueados, e não flechados.

De acordo com os investigadores, o agressor chegou a usar um arco e flecha, com os quais alvejou mais de 12 pessoas. Mas já estava sem essa arma quando matou quatro mulheres e um homem, com idades entre 52 e 78 anos, em Kongsberg, cidade de 25 mil habitantes cerca de 75 quilômetros a oeste de Oslo.

"Tudo indica que essas vítimas foram mortas ao acaso", disse o inspetor de polícia Per Thomas Omholt, em entrevista transmitida pela emissora europeia Euronews. Algumas foram mortas dentro de suas casas e outras na rua; outras três pessoas ficaram gravemente feridas.

Duas armas brancas, não detalhadas pela polícia, foram encontradas.

O suspeito, Espen Andersen Brathen, 37, foi descrito como doente mental e está detido em um hospital psiquiátrico.

Dinamarquês e morador de Kongsberg, Brathen se converteu à fé islâmica e já havia sido investigado por sinais de radicalização, o que levantou suspeitas de que o ataque fosse terrorista.

Segundo o inspetor, porém, "a doença parece ser a hipótese mais provável em termos de motivo para a ação".

O ataque da semana passada deixou o maior número de mortos no país desde desde 2011, quando um extremista de direita matou 77 pessoas em um acampamento de adolescentes.

Campo obrigatório