Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

"Fenômeno Trump" é situação sem precedentes na história eleitoral

O multibilionário Donald Trump assume-se hoje como o grande favorito para a nomeação republicana, ao ganhar 15 das 24 votações realizadas até o momento

"Fenômeno Trump" é situação sem precedentes na história eleitoral
Notícias ao Minuto Brasil

20:49 - 10/03/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo EUA

O embaixador norte-americano Robert Sherman afirmou nesta quinta-feira (10) que os Estados Unidos estão vivendo uma "situação sem precedentes" com as atuais eleições primárias para a nomeação presidencial, o "fenômeno" chamado Donald Trump.

"É uma situação sem precedentes na história eleitoral norte-americana. Acho que ninguém previu que este seria o resultado quando o processo começou. Muitas pessoas apostariam o seu dinheiro em Jeb Bush [irmão do antigo Presidente George W. Bush] para ser o nomeado" pelo partido Republicano, afirmou Robert Sherman. "As regras estão sendo reescritas ao longo do processo", reforçou.

O multibilionário Donald Trump assume-se hoje como o grande favorito para a nomeação republicana, ao ganhar 15 das 24 votações realizadas até o momento. Ainda na corrida republicana estão Ted Cruz, Marco Rubio e John Kasich. Do lado democrata, e após 22 votações realizadas, a ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton está liderando a corrida com 13 vitórias. O outro candidato democrata, Bernie Sanders, soma nove vitórias.

Segundo Robert Sherman, o "fenômeno" Donald Trump surge do clima de desordem instalado no Partido Republicano norte-americano. "Não existe uma voz do aparelho do partido. Isso significa que o partido está desorganizado. Existiu muita conversa sobre a procura de um candidato do aparelho do partido, mas os eleitores nas primárias republicanas não mostraram grande vontade em votar num candidato assim. Estão votando fora do processo", referiu.

Campo obrigatório