Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Incêndio com bicicleta elétrica mata duas crianças em Nova Iorque

Os fogos com baterias de lítio são mais difíceis de controlar

Incêndio com bicicleta elétrica mata duas crianças em Nova Iorque
Notícias ao Minuto Brasil

17:48 - 11/04/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Nova York

Um fogo numa casa em Nova York, que teria sido provocado por um problema numa bicicleta elétrica com bateria de lítio, matou na segunda-feira (10) duas crianças e deixou uma família desalojada, tornando-se num dos piores incidentes na cidade envolvendo os veículos elétricos.

Segundo conta a Associated Press, citando o departamento de bombeiros de Nova York, o fogo teria começado enquanto a bicicleta estava sendo carregada perto da entrada da casa com recurso a um carregador contrafeito.

O chefe do departamento, John Hodgens, explicou que, apesar da rápida atuação das autoridades, os fogos com baterias de lítio evoluem muito rapidamente.

"Chegamos lá rapidamente. Se não fosse um fogo de bicicleta, provavelmente conseguiríamos apagar este fogo sem incidentes. Mas a forma como estes fogos ocorrem, é como uma explosão de fogo", esclareceu Hodgens, apelando que os usuários deste tipo de veículo "tenham muito cuidado e tenham consciência do perigo destes dispositivos".

Dentro do apartamento no segundo andar, localizado na zona de Astoria, no bairro de Queens, estavam seis crianças e o pai (a mãe encontrava-se fora). Após o início do fogo, o pai e três das crianças conseguiram pular por uma janela da habitação, mas duas ficaram no interior e acabaram morrendo.

Os bombeiros disseram que a família "não teve uma oportunidade para sair do edifício".

A Associated Press aponta que, este ano, já houve cinco mortes em Nova York após incêndios relacionados com problemas em bicicletas elétricas. No total, foram registados 59 fogos com estes veículos.

A comissária dos bombeiros, Laura Kavanagh, também apelou aos utilizadores para cumprirem com os regulamentos e recomendações indicados pelos fabricantes, em vez de recorrerem a alternativas pouco fiáveis.

Campo obrigatório