Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Erro médico: Hospital faz aborto em mulher grávida de 4 meses por engano

Aconteceu no Hospital Bulovka, em Praga, capital da República Checa

Erro médico: Hospital faz aborto em mulher grávida de 4 meses por engano
Notícias ao Minuto Brasil

12:16 - 01/04/24 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo República Checa

Médicos do Hospital Bulovka, em Praga, República Checa, realizaram um aborto em uma mulher grávida de quatro meses por engano no dia 25 de março.

Segundo o site Prahain.cz, a mulher "saudável", que estava no hospital para um check-up de rotina, foi anestesiada e submetida a uma curetagem uterina que estava agendada para outra paciente.

A porta-voz do hospital, Eva Stolejda Libigerová, admitiu que um "evento adverso" ocorreu na unidade de Ginecologia e Obstetrícia e lamentou o sucedido.

"Pedimos desculpas à paciente e à sua família por este infeliz acontecimento e garantimos que faremos tudo para mitigar os danos tanto quanto possível e para compensá-la", disse ela. Libigerová revelou ainda que, enquanto uma investigação ao caso está em andamento, "toda a equipe envolvida no incidente foi afastada do serviço".

O erro teria acontecido devido a uma falha de comunicação. Ambas as pacientes eram cidadãs estrangeiras, asiáticas, que não falavam bem checo.

No entanto, o ministro da Saúde da República Checa, Kamal Farhan, disse que isso não serve de desculpa. "Embora o dinheiro não apague a dor da mulher, ela deve ser indenizada", sublinhou aos jornais checos.

O aborto na República Checa é legal até às 12 semanas por qualquer motivo. Por razões médicas, pode ser realizado até às 24 semanas e por anomalias graves do feto em qualquer altura.

Campo obrigatório