Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Emergência na Espanha: Catalunha poderá restringir uso de água a turistas

Uma restrição de 100 litros por turista poderá entrar em vigor se o consumo doméstico de água não ficar abaixo dos limites estabelecidos durante três meses consecutivos.

Emergência na Espanha: Catalunha poderá restringir uso de água a turistas

JOSEP LAGO/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto Brasil

06:08 - 18/04/24 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Espanha

O governo da Catalunha, na Espanha, aprovou novas medidas drásticas para conter o consumo de água na região, que enfrenta a pior seca dos últimos anos. As medidas podem afetar diretamente os turistas que visitam a região, incluindo restrições no uso da água em hotéis.

Possível limite de 100 litros por turista

As autoridades catalãs alertam o setor hoteleiro que, se o consumo doméstico de água não ficar abaixo dos limites estabelecidos durante três meses consecutivos, poderá entrar em vigor uma restrição de 100 litros por dia por turista.

Situação de emergência e restrições em vigor

Em fevereiro, a Catalunha declarou "situação de emergência" devido à seca, impondo novas restrições no uso e consumo de água a seis milhões de pessoas em 202 municípios. Atualmente, cada residente da região utiliza 160 litros de água por dia, enquanto um turista em Barcelona consome em média 163 litros - valor que aumenta para mais de 240 litros em alguns hotéis de luxo.

Restrições afetam diversos setores

As restrições já em vigor afetam 202 municípios, incluindo a área metropolitana de Barcelona. Mais de seis milhões de pessoas - cerca de 80% da população da Catalunha - são impactadas pelas medidas.

Agricultura: redução de 80% na rega e 50% no consumo de água para criação de gado.

Indústria e serviços recreativos: redução de 25% no consumo de água.

Limpeza urbana: proibida a utilização de água potável para limpeza de ruas e outros espaços urbanos.

Jardinagem: proibida a rega de jardins e zonas verdes, públicos e privados, com exceção de jardins botânicos e rega "de sobrevivência de árvores" com água regenerada.

Esportes: a rega de gramados e campos esportivos só é permitida em desportos federados e não pode ser utilizada água potável.

Piscinas: proibido encher parcial ou totalmente qualquer piscina privada.

Lavagem de carros: só pode ser feita em empresas especializadas com sistemas de reutilização de água.

Leia Também: Tempestades violentas e tornados atingem centro dos EUA; veja o vídeo

Campo obrigatório