Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Justiça sueca mantém ordem de prisão contra Assange

Tribunal considera que fundador do Wikileaks suspeito em caso de abuso. ONU havia considerado a prisão como arbitrária

Justiça sueca mantém ordem de 
prisão contra Assange
Notícias ao Minuto Brasil

09:07 - 25/05/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Wikileaks

Um tribunal de Suécia decidiu manter a ordem de detenção europeia contra Julian Assange, fundador do Wikileaks. A Justiça do país discordou da interpretação da Organização das Nações Unidas (ONU), que havia considerado Assange uma vítima de "detenção arbritrária". As informações são da AFP.

"O tribunal considera que Julian Assange continua sendo suspeito de estupro [...] e que continua existindo um risco de fuga ou de que evite a justiça", afirma a nota da corte de Estocolmo.

Assange está refugiado na embaixada do Equador em Londres desde 2012. Ele é alvo de uma ordem de detenção por suspeita de estupro. A denúncia contra ele foi apresentada por uma mulher em 2010 na capital sueca.

Em fevereiro deste ano, o Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Detenção Arbitrária considerou que tanto a Suécia quanto o Reino Unido estavam infringindo os direitos fundamentais de Assange. No entanto, as autoridades dos dois países rejeitaram a decisão.

"Como Assange não deseja submeter-se à ordem de detenção e não surgiu nenhum elemento novo no caso, o tribunal não encontrou nenhuma razão para reexaminar a ordem de detenção", afirma o comunicado oficial.

Agora, a Justiça sueca negocia com o Equador uma data para interrogar o fundador do Wikileaks em Londres.

Campo obrigatório