Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Embaixador do Reino Unido defende reforçar relações com o Brasil

Alex Ellis se reuniu com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na tarde desta sexta-feira (24)

Embaixador do Reino Unido defende 
reforçar relações com o Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

19:30 - 24/06/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brexit

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, defendeu a ampliação de acordos entre os dois países na tarde desta sexta-feira (24), após reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Na madrugada de hoje, o resultado do referendo que definia se o país permaneceria ou sairia da União Europeia foi divulgado, indicando preferência pela saída do bloco. As informações são do G1.

"Falamos sobre a importância de manter e até aumentar a colaboração do Reino Unido e o Brasil em várias pautas, por exemplo, investimento em infraestrutura, financiamento de projetos verdes na luta contra mudança climática. Tudo isso num sentido, se posso usar a frase utilizada hoje pelo Itamaraty, de 'reforçar' em novos moldes uma relação estratégica entre o meu país, que é a quinta maior economia do mundo, e o Brasil, que também tem uma economia mais ou menos do mesmo tamanho", explicou Ellis, sobre a reunião com o ministro.

Ellis comentou ainda que a decisão do Reino Unido "muda o contexto" da relação do Brasil com os britânicos, mas ressaltou que os acordos entre os países têm se fortalecido ao longo dos anos. "A relação humana tem crescido muito, a relação comercial tem crescido muito, a relação de investimento. Tudo isso, para mim, é para avançar, não para retroceder", afirmou.

Na avaliação do embaixador, a saída do bloco não muda as regras para imigrantes. "O primeiro ministro, David Cameron, disse hoje num outro contexto, contexto europeu, que por enquanto nada muda, as regras não tem mudado, o que mudou é uma decisão política, soberana, de eleitorado, o povo britânico", disse.

Reação do Itamaraty

Na tarde desta sexta, o ministério das Relações Exteriores emitiu nota sobre o chamado Brexit. No texto, o governo afirma que o país "confia que essa decisão não irá deter o processo de integração europeia" e que acredita que "todos os esforços serão feitos para assegurar uma transição suave e estável". Confira a íntegra abaixo.

O governo brasileiro recebe com respeito o resultado do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia. O Brasil confia que essa decisão não irá deter o processo de integração europeia, nem o espírito de abertura ao mundo que caracterizam, e devem continuar a caracterizar, tanto o Reino Unido como a UE. Confia, igualmente, que todos os esforços serão feitos para assegurar uma transição suave e estável.

O Brasil mantém parceria estratégica com a UE, que completará 10 anos em 2017 e abrange 32 diferentes diálogos setoriais, a qual estrutura uma robusta relação com o bloco europeu, que será renovada com a próxima reunião de Cúpula Brasil-UE, a realizar-se no Brasil. Continuaremos engajados, com prioridade inalterada, na negociação de um Acordo de Associação entre o Mercosul e a União Europeia, que trará importantes benefícios para os dois lados.

No espírito das tradicionais e estreitas relações entre o Brasil e o Reino Unido, e no âmbito do Diálogo Estratégico entre os dois países, cuja próxima edição será sediada no Brasil, continuaremos a cooperar no amplo espectro de interesses comuns e a reforçar, em novos moldes, a relação comercial bilateral e a promoção de investimentos recíprocos.

Campo obrigatório