Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Erdogan defende pena de morte "se o povo quiser"

O Presidente turco falou hoje novamente da reinstauração da pena de morte na Turquia "se o povo quiser", perante centenas de milhares de cidadãos convocados pelo governo para se manifestarem "pela democracia" após o golpe de Estado falhado.

Erdogan defende pena de morte "se o povo quiser"
Notícias ao Minuto Brasil

21:05 - 07/08/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Turquia

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, falou neste domingo (7) sobre uma possível reinstauração da pena de morte na Turquia "se o povo quiser", diante de centenas de milhares de cidadãos convocados pelo governo para se manifestarem "pela democracia" após a tentativa de golpe de Estado.

"Se o povo quiser a pena de morte, os partidos cumprirão a sua vontade", disse Erdogan em discurso proferido perante os seus apoiadores, que gritavam "pena de morte!" na manifestação organizada pelo governo.

"Aparentemente, não há pena de morte na Europa, mas há nos Estados Unidos, no Japão, na China. A maioria dos países a aplica", afirmou o chefe de Estado turco.

Pouco antes de Erdogan, o chefe do Estado-Maior, o general Hulusi Akar, que foi sequestrado por um breve período de tempo por golpistas, foi interrompido durante o seu discurso pela multidão, que repetia "pena de morte!".

Dois dias após a tentativa de golpe em julho, ao prometer eliminar "o vírus" das facções no interior do Estado, o presidente turco já havia falado de uma possível volta da pena capital, abolida em 2004 por causa da candidatura da Turquia à União Europeia.

A volta da pena de morte acaba com as negociações para a entrada de Ancara no bloco europeu e deve acentuar as preocupações da comunidade internacional sobre o desrespeito do Estado de direito na Turquia.

Campo obrigatório