Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Kiev revive distúrbios de Maidan no 3º aniversário da manifestação

Voltando aos dias atuais, cabe destacar que a prefeitura de Kiev recebeu 30 pedidos de realização entre 18 e 22 de fevereiro de ações em massa, em comemoração às vítimas do Maidan em 2014

Kiev revive distúrbios de Maidan no 3º aniversário da manifestação
Notícias ao Minuto Brasil

11:07 - 19/02/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ucrânia

Centenas de pessoas estão realizando manifestações no centro de Kiev pelo terceiro aniversário do assim chamado Maidan, movimento responsável pela morte de muitos em 2014.

De acordo com o correspondente do canal de TV 112 Ukraina, hoje (19), as pessoas estão perto do Monumento da Independência da Ucrânia, na praça histórica onde começaram os distúrbios três anos atrás.

Os acontecimentos históricos na Praça da Independência (Maidan Nezalezhnosti), localizada no centro de Kiev, iniciaram-se a partir do dia 21 de novembro de 2013, duraram vários meses e deixaram muitas pessoas feridas e mortas.

O protesto inicial visava apoiar a adesão da Ucrânia à União Europeia, mas se transformou em uma revolução, que levou ao golpe de Estado em janeiro de 2014. A época é marcada pela guerra civil e instabilidade geral na Ucrânia, especialmente no leste do país, onde as duas autoproclamadas repúblicas independentistas de Donetsk e Lugansk começaram a proteger suas posturas políticas e civis.

Voltando aos dias atuais, cabe destacar que a prefeitura de Kiev recebeu 30 pedidos de realização entre 18 e 22 de fevereiro de ações em massa, em comemoração às vítimas do Maidan em 2014. Os organizadores estimaram a participação de 196 mil pessoas nos movimentos.

O canal 112 Ukraina divulga também que na Praça da Independência há um escudo feito de blocos de concreto. As pessoas deixam flores nas fotos das vítimas que podem ser encontradas na Rua Institutskaya, perto do monumento. O centro da cidade de Kiev está parado: carros não circulam e a segurança foi intensificada. (SputnikBrasil)

Foto de arquivo

Campo obrigatório