Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA matam 33 ex-soldados iraquianos sequestrados pelo EI

Ataque da coalizão internacional a Mossul foi chefiado pelos EUA

EUA matam 33 ex-soldados iraquianos sequestrados pelo EI
Notícias ao Minuto Brasil

10:31 - 06/03/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Força

Pelo menos 33 ex-militares iraquianos da Força de Segurança foram mortos nesta segunda-feira (6) na sequência de um ataque da coalizão internacional chefiada pelos EUA realizado no oeste da cidade de Mossul.

Segundo a agência de notícias turca "Anadolu", que cita o oficial da polícia Abdullah al Mayahi, os extremistas do Estado Islâmico detinham dezenas de ex-soldados iraquianos para os interrogar sobre sua alegada colaboração com o exército iraquiano.

Al Mayahi informou que um avião militar da coalizão lançou por engano dois mísseis contra a estação de trem onde estavam sequestrados.

De acordo com os policiais, oito ex-militares ficaram feridos.

"O Estado Islâmico tentou esconder seu crime afirmando que o lugar atacado servia como abrigo para refugiados", destacou Abdullah al Mayahi.

A parte oriental de Mossul foi completamente libertada no decurso da operação conjunta dos militares iraquianos e da coalizão chefiada pelos EUA, iniciada em outubro de 2016. Cerca de 30 mil pessoas já voltaram para as áreas libertadas.

Mossul ocidental abrange o centro histórico — onde ficam mercados velhos, grande mesquita e a maioria dos prédios administrativos. Militares consideram que o combate nesta região vá ser o mais difícil, pois as ruas estreitas dificultam a passagem de tanques e veículos blindados.

Em 19 de fevereiro, Haider al-Abadi, premiê iraquiano, anunciou o começo da operação para reconquistar a parte ocidental de Mossul. No decurso da operação, as forças governamentais tomaram sob controle a base militar e o aeroporto. (Sputnik Brasil)

Leia também: Estado Islâmico promete derramar 'rios de sangue' na China

Campo obrigatório