Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Gay e filho de imigrantes, Varadkar é novo premier da Irlanda

Jovem de 38 anos governará país conservador católico na Europa

Gay e filho de imigrantes, Varadkar
é novo premier da Irlanda
Notícias ao Minuto Brasil

16:57 - 02/06/17 por Ansa

Mundo Parlamento

O jovem médico Leo Varadkar, de 38 anos, foi eleito hoje (2) como novo primeiro-ministro da Irlanda. O político é homossexual assumido e filho de imigrantes indianos, o que tem sido considerado por analistas como uma histórica mudança na sociedade irlandesa, fortemente católica.

Leo Varadkar irá suceder o premier Enda Kenny no governo e também na liderança do partido Fine Gael, posição que liderou por 15 anos, até renúnciar em maio.   

O médico deverá assumir o cargo nas próximas semanas, tornando-se o político mais jovem como primeiro-ministro da Irlanda. Leo Varadkar iniciou sua carreira com 22 anos de idade e, aos 27, foi eleito para o Parlamento.

Analistas políticos comparam o médico ao premier do Canadá, Justin Trudeau, e ao recém-eleito presidente da França, Emmanuel Macron, como membros de uma geração de jovens atingidos pela crise econômica da última década.

A Irlanda, que já foi um dos países mais conservadores e católicos da Europa Ocidental, descriminalizou a homossexualidade somente em 1993 e introduziu o divórcio em sua legislação dois anos mais tarde. (ANSA)

Leia também: Governo Trump age para tornar secreto relatório de torturas da CIA

Campo obrigatório