Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Venezuela: Mercosul quer mediar diálogo entre Governo e oposição

Bloco pede fim da violência e liberação dos presos políticos

Venezuela: Mercosul quer mediar diálogo
 entre Governo e oposição
Notícias ao Minuto Brasil

15:49 - 21/07/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Intervenção

O Mercosul instou o Governo da Venezuela a restabelecer a ordem institucional e colocou-se a disposição para acompanhar um diálogo entre Executivo e oposição, segundo uma declaração publicada pela chancelaria argentina nesta sexta-feira (21).

Os países do bloco "fazem um urgente chamado pelo fim de toda a violência e a liberação de todos os detentos por razões políticas, instaurando o restabelecimento da ordem institucional, a vigência do estado de direito e a separação de poderes, no marco do pleno respeito das garantias constitucionais e dos direitos humanos ", aponta o texto.

+ Com Temer, Brasil assume presidência temporária do Mercosul

Os integrantes do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) expressaram seu convencimento de que a crise política que atinge Caracas "apenas poderá ser resolvida" por seus cidadãos e chamou Governo e oposição para um diálogo que "que permita um acordo político crível".

Estes quatro países, mais os Estados associados Chile, Colômbia, Guiana e México, assinaram a declaração e afirmaram sua "plena disposição" em acompanhar um processo de diálogo "da maneira como seus atores julgarem mais conveniente".

A Bolívia, em processo de adesão ao bloco, não acompanhou o comunicado.

Desde dezembro de 2016, a Venezuela está em "suspensão legal e econômica" do Mercosul e não tem mais direito ao voto. Na ocasião, os países integrantes do bloco acusaram Caracas de não incorporar normas e resoluções do Mercosul.

O país latino enfrenta uma profunda crise política e protestos populares há mais de três meses. A contagem dos mortos nas manifestações já ultrapassou 100 pessoas. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório