Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Senado dos EUA aprova nomeação de novo diretor do FBI

Christopher Wray substitui James Comey, demitido pelo presidente Donald Trump em maio passado

Senado dos EUA aprova
 nomeação de novo diretor do FBI
Notícias ao Minuto Brasil

20:01 - 01/08/17 por Ansa

Mundo Indicação

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (1º) a indicação do advogado e ex-assistente da Procuradoria-Geral Christopher Wray como novo diretor do FBI.

Seu nome recebeu 92 votos favoráveis e apenas cinco contrários, o que mostra um amplo consenso entre republicanos e democratas.

Wray substitui James Comey, demitido pelo presidente Donald Trump em maio passado.

No comando do FBI, ele participará das investigações sobre as supostas influências da Rússia nas eleições norte-americanas de 2016. O próprio Trump é um dos alvos do inquérito, que desde a demissão de Comey é liderado pelo procurador especial Robert Mueller.

+ EUA detectam atividade submarina 'incomum' na Coreia do Norte

Apesar disso, em sua sabatina no Senado, Wray garantiu que não jurará lealdade ao presidente e que renunciará caso sofra pressões para interromper uma investigação. Com 50 anos, ele é formado em direito na Universidade Yale e foi assistente da divisão criminal da Procuradoria-Geral dos EUA entre 2003 e 2005.

Depois de atuar no governo, Wray passou a se dedicar à iniciativa privada, especializando-se em casos de crimes de colarinho branco. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório