Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA começam exercícios nucleares nesta segunda

Atividade simulará 'diferentes ameaças estratégicas para o país e envolverá todas as capacidades da STRATCOM', diz porta-voz do STRATCOM

EUA começam exercícios nucleares nesta segunda
Notícias ao Minuto Brasil

05:16 - 30/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estratégia

Nesta segunda-feira (30) os EUA dão início ao exercício de forças nucleares estratégicas Global Thunder, declarou à Sputnik o porta-voz do Comando Estratégico das Forças Armadas dos EUA (STRATCOM, sigla em inglês), Brian Maguire.

"Em conformidade com o Tratado START-3 [Tratado sobre a Redução de Armas Estratégicas, assinado pela Rússia e EUA em 2010], os EUA e a Rússia estão obrigados a informar um ao outro de grandes exercícios nucleares, por isso a Rússia foi notificada sobre esse exercício com antecedência", disse Maguire.

Ele acrescentou que os EUA, pelo contrário, não notificaram a China, país que também possui armas nucleares, devido à ausência de um acordo bilateral correspondente.

Referindo-se ao exercício Thunder, o porta-voz do STRATCOM lembrou que ele é realizado anualmente.

+ Avião americano com 'radar de ataque' voa perto da Coreia do Norte

De acordo com Maguire, o exercício simulará "diferentes ameaças estratégicas para o país e envolverá todas as capacidades da STRATCOM".

Esse exercício dá ao STRATCOM e às suas divisões a possibilidade de se preparar para prevenir ou repelir, se necessário, um ataque nuclear militar."

Na semana passada as forças nucleares estratégicas da Rússia também realizaram um exercício de "tríade nuclear" que consiste em acionar submarinos equipados com mísseis, bombardeiros e mísseis terrestres intercontinentais.

No âmbito dos treinamentos, o presidente e comandante supremo das Forças Armadas da Rússia, Vladimir Putin, disparou pessoalmente quatro mísseis balísticos. Segundo o Kremlin, trata-se de um exercício rotineiro e não relacionado com a atual situação internacional. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório