Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

FBI detém suspeito de planejar ataque em São Francisco no Natal

Suspeito planejava ataque terrorista inspirado no Estado Islâmico; alvo seria o Pier 39, uma das principais atrações turísticas da cidade

FBI detém suspeito de planejar ataque em São Francisco no Natal
Notícias ao Minuto Brasil

20:57 - 22/12/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

O FBI deteve no início desta semana um homem suspeito de planejar um ataque terrorista no Natal inspirado nos ataques do Estado Islâmico, informou a 'NBC Bay Area'. O suspeito foi identificado como Everitt Aaron Jameson, de 26 anos.

De acordo com o agente especial do FBI Christopher Mckinney, Jameson demonstrou vontade de “fazer qualquer coisa pela ‘causa’”. O suspeito é acusado de providenciar “material de apoio ou recursos a uma organização terrorista estrangeira”.

+ Israel sairá da Unesco até o fim de 2018

Os planos do homem foram descobertos por meio de uma operação que envolveu dois agentes infiltrados e um informante do FBI.

Everitt Jameson já teria até um alvo definido, o Pier 39, uma das principais atrações turísticas de São Francisco e que está habitualmente repleta de pessoas. O suspeito conhecia bem o local.

O ataque estava sendo planejado entre os dias 18 e 25 de dezembro, porque o suspeito considerava que o “Natal era o momento ideal para cometer o ataque”.

Everitt Jameson fez treino básico com os fuzileiros em 2009 e costumava curtir publicações do Facebook que eram “pró-Estado Islâmico e pró-terrorismo”. De acordo com o FBI, o detido teria chegado a fazer doações ao grupo extremista e mostrado disponibilidade para viajar para a Síria.

Campo obrigatório