Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cooperação é a única direção certa, diz China sobre EUA

Declaração chega após aumento de impostos por parte de Trump

Cooperação é a única direção certa, diz China sobre EUA
Notícias ao Minuto Brasil

12:48 - 25/01/18 por ANSA

Mundo Manobra

No dia da chegada de Donald Trump ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, a China afirmou nesta quinta-feira (25) que a cooperação é a única "direção correta" nas relações comerciais com os Estados Unidos.   

A declaração foi dada por Gao Feng, porta-voz do Ministério do Comércio de Pequim, após o presidente norte-americano ter aumentado as tarifas sobre a importação de peças para painéis solares e máquinas de lavar.   

A manobra protecionista irritou países asiáticos, como China e Coreia do Sul, que possuem bastante força nesses setores.

+ Malala diz que ‘pessoas como Trump causam ‘desapontamento'

Também em Davos, o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, garantiu que Washington não quer iniciar uma "guerra" tarifária com a China, mas apenas "reequilibrar" as condições do comércio global.   

Na visão dos Estados Unidos, a política chinesa de desvalorizar sua moeda para aumentar sua competitividade no mercado externo prejudica os interesses do país e justifica as medidas protecionistas. Desde a posse de Trump, Washington vem articulando ações para encarecer a importação em vários setores, enquanto Pequim prefere adotar um discurso pró-globalização.   

Trump chegou a Davos nesta quinta e deve se reunir com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, o premier de Israel, Benjamin Netanyahu, e com expoentes do empresariado europeu. Seu discurso no fórum está marcado para esta sexta-feira (26). Com informações da ANSA.

Campo obrigatório