Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presidente da Turquia cancela viagem à América do Sul

Erdogan passaria por Brasil, Uruguai e Venezuela em fevereiro

Presidente da Turquia cancela viagem à América do Sul
Notícias ao Minuto Brasil

14:52 - 31/01/18 por ANSA

Mundo Mal estar

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, cancelou a viagem que faria ao Brasil, à Venezuela e ao Uruguai em fevereiro, anunciou o governo de Ancara nesta quarta-feira (31).

"A viagem para a América do Sul, prevista para depois da visita ao Vaticano, foi cancelada, e se limitará à Itália e à Santa Sé", informou em nota a Presidência sem dar mais detalhes sobre o motivo do adiamento.

+ Irã liberta mulher símbolo de protesto contra uso do véu

No entanto, antes do anúncio do governo, foi anunciado uma série de protestos da comunidade armênia uruguaia por conta do chamado "genocídio armênio", cometido em 1915 e 1917.

A visita também tinha causado mal-estar dentro do governo de Tabaré Vázquez, já que a ministra do Turismo, Liliam Kechichián, tinha anunciado que tiraria férias durante a viagem de Erdogan ao país. A política é uma das mais ativas participantes da comunidade armênia local, que soma cerca de 20 mil pessoas.

Em 1965, o Uruguai foi o primeiro país do mundo a reconhecer o massacre de armênios, cometido ainda durante o Império Otomano, como um "genocídio", termo que sempre foi rejeitado pelos governos turcos. Segundo estimativas, entre 800 mil e 1,5 milhão de pessoas foram perseguidas e mortas em dois anos. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório