Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Casa Branca divulga data e hora para encontro entre Trump e Kim

Washington exige uma desnuclearização "total, verificável e irreversível" da Coreia do Norte

Casa Branca divulga data e hora para encontro entre Trump e Kim
Notícias ao Minuto Brasil

05:54 - 05/06/18 por Lusa

Mundo Casa Branca

O primeiro encontro entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o seu homólogo norte-coreano, Kim Jong-un, irá ocorrem em 12 de junho em Singapura, às 9h00 locais, anunciou a Casa Branca nesta segunda-feira (4).

"Estamos nos preparando ativamente [para esta reunião]", declarou Sarah Sanders, a porta-voz do republicano, acrescentando que foram feitos "progressos significativos" nas conversações com Pyongyang, a sete dias do encontro sem precedentes entre os dois líderes.

O primeiro encontro "foi marcado para 12 de junho, às 09:00, ou seja, no dia 11 de junho às 21:00 de Washington", precisou a porta-voz da Casa Branca.

Questionada sobre uma eventual flexibilização da posição dos Estados Unidos em relação à Coreia do Norte, após a recusa recente de Trump em usar a expressão "pressão máxima", durante muito tempo utilizada, Sarah Sanders assegurou que não houve qualquer alteração.

"A nossa política não mudou, não reduziremos a pressão enquanto não houver desnuclearização", garantiu, sem contudo voltar a usar a expressão em causa.

Washington exige uma desnuclearização "total, verificável e irreversível" da Coreia do Norte e declarou-se disposto a fornecer garantias de "segurança" ao regime de Pyongyang, que sempre considerou o seu arsenal nuclear uma espécie de seguro de vida.

+ Baleia morre após ingerir 10 quilos de sacolas plásticas

Em sua defesa, Kim Jong-un disse querer "avançar para uma desnuclearização da península coreana", mas através de um processo de "etapa por etapa", tendo publicamente afirmado rejeitar qualquer desarmamento "unilateral".

Trump confirmou, em 01 de junho, a realização da cúpula com o líder da Coreia do Norte no dia 12 em Singapura, após uma reunião com o 'número dois' do regime de Pyongyang, depois de ter anteriormente cancelado o inédito encontro.

"O processo vai começar no dia 12 de junho em Singapura", anunciou Donald Trump à imprensa, após um encontro de mais de uma hora com o general norte-coreano Kim Yong Chol.

O responsável norte-coreano, que viajou para os Estados Unidos em 30 de maio, deslocou-se a Washington e se reuniu com Trump na Casa Branca, a quem entregou uma carta pessoal de Kim Jong-un.

Após considerar que a reunião com o enviado norte-coreano "correu muito bem", o chefe da Casa Branca considerou ainda que o encontro de dia 12 será "um começo".

Inicialmente, a data informada para a cúpula entre Washington e Pyongyang foi 12 de junho, em Singapura, mas essa meta foi inesperadamente anulada por Trump, em reação à "hostilidade" manifestada pela Coreia do Norte.

Os contatos foram posteriormente retomados e as negociações estão atualmente prosseguindo em várias frentes. Com inform ações da Lusa.

Campo obrigatório