Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Resgate de equipe presa em caverna pode acontecer 'hoje ou amanhã'

Um dos mergulhadores voluntários envolvido na missão de resgate disse que a operação deve avançar 'muito em breve'

Resgate de equipe presa em caverna pode acontecer 'hoje ou amanhã'
Notícias ao Minuto Brasil

09:46 - 06/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tailândia

Ivan Karadzic, um dos mergulhadores que se voluntariou para a operação de resgate dos 12 jovens e do treinador presos na caverna de Tham Luang Nang Non, disse nesta sexta-feira (6), à Sky News, que o resgate pode acontecer "hoje ou amanhã". 

O mergulhador dinamarquês admitiu que o ambiente na equipe de resgate mudou bastante depois da morte do mergulhador Samarn Kunan, de 38 anos. Ele ficou sem oxigênio enquanto instalava tanques de gás para uma possível retirada do time a nado, por volta da 1h local (15h de quinta-feira em Brasília).. 

"Deixou-nos muito tristes", contou Karadzic.

O mergulhador falou ainda dos desafios que esta operação de resgate envolve. "Inicialmente pensamos que poderíamos manter os rapazes vivos onde estão, mas agora muitas coisas mudaram", realçou. 

+ Dois garotos e técnico estão fracos para deixar caverna, diz imprensa

O fato de envolver crianças só aumenta as dificuldades da missão de salvamento. "A maioria dos mergulhadores tem treino para salvar outros mergulhadores. Mas resgatar crianças? Isso é uma novidade para nós", revelou.

Karadzic contou ainda que a água na caverna estava descendo cerca de "um ou dois centímetros por hora" nessa quinta-feira (5). As chuvas intensas comuns nesta época do ano, que devem se agravar nas próximas semanas, só aumentam a pressão sobre a missão de resgate.

Campo obrigatório