Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Parada gay reúne mais de 1 milhão de pessoas em Madrid

Cerca de 3.000 efetivos, entre policiais e membros de serviços de emergência, foram mobilizados para proteger os participantes

Notícias ao Minuto Brasil

19:28 - 07/07/18 por Lusa

Mundo Espanha

Mais de um milhão de pessoas participaram neste sábado (7), em Madrid, da marcha de Orgulho Gay, que, este ano, teve como tema "Conquistando a igualdade, TRANSformando a sociedade". Os organizadores anunciaram o desfile de 47 carros alegóricos e esperam a participação de cerca de um milhão de pessoas, o mesmo número do ano passado, quando se celebrou o WorldPride na capital espanhola.

O ministro da Administração Interna, Fernando Grande-Marlaska, e a ministra da Saúde, Carmen Montón, estiveram na primeira fileira da marcha com responsáveis da oposição como Albert Rivera (Ciudadanos), Íñigo Errejón (Podemos), e representantes de sindicatos e da região de Madrid.

Todos eles deixaram mensagens de apoio ao LGTBI e concordaram com a defesa dos direitos destas pessoas, com Marlaska a considerar que, apesar de Espanha ser um país "privilegiado" nesta matéria, ainda há "um grande caminho por percorrer".

+ Explosão em residência deixa dois mortos em Nova Jersey

A organização vetou a presença do PP na manifestação como "medida de pressão" por descumprimento de duas leis relacionadas ao coletivo LGTBI. Os políticos deste partido compareceram, a título pessoal, na Praça de Colón.

Jaime de los Santos, titular de Cultura, Turismo e Desporto, considerou que o veto ao seu partido "é um regresso a tempos piores", mas que "importante são os 365 dias do ano em que se lutará por implementar as leis aprovadas há dois anos pelos direitos LGTBI".

Com a emblemática bandeira arco-íris e ao ritmo de músicas simbólicas como 'I Will Survive', mais de um milhão de pessoas desfilaram, num ambiente festivo, enquanto exigiam igualdade de direitos. A manifestação de hoje foi o ponto mais alto de uma série de eventos que já se iniciaram no fim de semana passado e que levam a Madrid anualmente milhões de turistas.

Cerca de 3.000 efetivos, entre policiais e membros de serviços de emergência, foram mobilizados para proteger os participantes que desfilaram entre barreiras de proteção, para evitar incidentes, havendo restrições importantes ao trânsito de veículos.

Campo obrigatório