Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tempestade Gordon atingirá Costa do Golfo dos EUA como furacão

As autoridades declararam estado de emergência na cidade que foi devastada, em 2005, pelo furacão Katrina

Tempestade Gordon atingirá Costa do Golfo dos EUA como furacão
Notícias ao Minuto Brasil

13:29 - 04/09/18 por Lusa

Mundo Alerta

A tempestade tropical Gordon estava, nesta terça-feira (4), aumentando de intensidade ao se dirigir para a costa norte-americana, devendo se transformar em furacão ao atingir solo, no leste de Nova Orleans. As autoridades declararam estado de emergência na cidade que foi devastada, em 2005, pelo furacão Katrina.

O Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, indicou que a tempestade Gordon, que se formou nessa segunda-feira (3), perto do arquipélago das Keys, no sul da Florida, se encontrava às 12:00 TMG (9h em Brasília) a 235 quilômetros a sudeste da foz do rio Mississippi.

Um aviso de furacão está em vigor desde a foz do Pearl River, na fronteira entre os estados de Luisiana e Mississippi, até a fronteira entre o Alabama e a Florida.

+ Tufão Jebi mata seis, fere 170 e cancela mais de 600 voos no Japão

"O olho do Gordon se deslocará hoje [terça-feira] pelo leste do Golfo do México e se aproximará da costa centro-norte do golfo na zona do aviso [de furacão] ao fim da tarde ou à noite, avançando para o interior sobre o Vale do Mississippi esta noite ou na quarta-feira, cedo", indicou o NHC em comunicado.

O órgão acrescentou também que já começaram a cair chuvas torrenciais no oeste da Florida e que estas deverão se estender para oeste, ao longo da costa, até Nova Orleans.

O NHC acrescentou esperar "um enfraquecimento rápido", assim que o Gordon se deslocar para o interior do continente. Na Florida, as escolas de Pensacola já foram encerradas e as pessoas foram aconselhadas pela Guarda Costeira a não irem à praia, devido à formação de ondas altas.

No Alabama, cujo governador já declarou o estado de emergência, o diretor da Agência de Gestão de Emergências estadual, Brian Hastings, escreveu no Twitter que os residentes da área costeira são forçados a se refugiarem em locais seguros hoje à tarde e a ficar lá até a manhã desta quarta-feira (5). Com informações da Lusa.

Campo obrigatório