Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Moscou acusa Israel de abater avião russo na Síria

Jato militar russo levava 14 soldados, que morreram.

Moscou acusa Israel de abater avião russo na Síria
Notícias ao Minuto Brasil

08:40 - 18/09/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Conflito

A Rússia acusou nesta terça-feira (18) Israel de ser o responsável pelo abatimento de um jato militar com 14 russos a bordo que sobrevoava ontem uma região do Mar Mediterrâneo.   

De acordo com Moscou, o jato foi atingido peças Forças Aéreas da Síria, enquanto se defendiam de ataques de Israel. O governo de Vladimir Putin disse ainda que caças israelenses F16 usaram o avião russo como "escudo" no meio dos disparos.   

O jato russo Il-20 perdeu contato com os radares por volta das 23h de ontem, quando estava perto do Mar Mediterrâneo e fazia um voo de retorno à base russa de Khmeimim, na Síria.   

O contato com a aeronave foi pedido enquanto quatro caças F-16 israelenses atacavam objetivos sírios na província de Latakia.   

"Os radares russos também registraram, no mesmo tempo, o lançamento de mísseis da fragata francesa Auvergne, que estava na região", disse Moscou.   

"Em 17 de setembro, por volta das 23h em Moscou, perderam-se os contatos com a tripulação de um avião russo Il-20, sobre o Mediterrâneo, enquanto o veículo estava de retorno ao aeródromo de Khmeimim e se encontrava a 35 km da costa síria", disse o Ministério da Defesa russo. A emissora americana "CNN" anunciou que o avião tinha sido abatido "por engano" pelas forças aéreas da Síria. Mas a Rússia, que é aliada do ditador sírio Bashar al-Assad, acusou Israel pelo erro, alegando que os caças israelenses usaram seu avião como "escudo" e que, por isso, fora abatido.   

"As ações militares de Israel levaram à morte de 15 soldados russos", acusou Moscou, definindo a situação como "hostil".   

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, conversou por telefone com o ministro israelense Avigdor Lieberman. Mas, até o momento, Israel não fez nenhuma declaração oficial sobre o incidente. Em represália, a Rússia decidiu convocar o embaixador israelense em Moscou para consulta. "Os pilotos israelenses usaram o avião russo como cobertura para ser pego na mira da defesa aérea síria. Como consequência, o Il-20, que é muito maior para o radar que um F-16, foi abatido por um míssil de defesa S-200", disse o Ministério de Moscou, alegando que Israel nem avisou dos ataques e que o alerta sobre o bombardeio chegou um minuto antes, o que impossibilitou o avião de deixar o local. (ANSA)

Campo obrigatório