Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Khashoggi: funcionários de consulado são flagrados queimando documentos

O vídeo mostra três homens, vestidos com ternos, colocando papéis em um caixote de latão e, em seguida, queimando os documentos

Khashoggi: funcionários de consulado são flagrados queimando documentos
Notícias ao Minuto Brasil

21:21 - 22/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo novas imagens

Os funcionários do consulado árabe em Istambul foram filmados queimando documentos no dia 3 de outubro, um dia depois do jornalista Jamal Khashoggi ter entrado e desaparecido. Um canal de televisão turco divulgou um vídeo com as imagens. As pessoas foram flagradas atrás do edifício.

O vídeo, que agora é compartilhado nas redes sociais, podendo ser visto abaixo, foi revelado pelo canal A Haber e mostra três homens, vestidos com ternos, colocando papéis em um caixote de latão e, em seguida, queimando os documentos.

A reportagem, feita por um canal turco pró-governamental, avança que a papelada é tida como prova relacionada com o jornalista desaparecido.

Não é fornecida informação de como o vídeo foi conseguido, embora haja quem especule que se trata de uma filmagem feita por um drone. O governo turco não comentou, ainda, as imagens, mas o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, já indicou que vai falar sobre o caso amanhã.

+ Furacão Willa reduz para categoria 4 a caminho da costa mexicana

Entenda o caso

Jamal Khashoggi, entrou no consulado da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia, no dia 2 de outubro, para obter um documento para se casar com uma cidadã turca e nunca mais foi visto. No mesmo dia em que o jornalista desapareceu, entraram em Istambul, em dois aviões, 15 sauditas identificados como membros da Guarda Real saudita.

Suspeita-se que estes teriam estado envolvidos na morte de Khashoggi, que era uma das vozes mais críticas do poder em Riade, nomeadamente do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. O jornalista colaborava com o jornal The Washington Post e residia nos Estados Unidos desde 2017.

Campo obrigatório