Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sobe para 50 número de mortos por incêndios na Califórnia

Mais de 5.600 bombeiros trabalham em todo o estado para tentar conter as chamas

Sobe para 50 número de mortos por incêndios na Califórnia
Notícias ao Minuto Brasil

22:20 - 14/11/18 por Folhapress

Mundo Tragédia

O número de mortos nos incêndios na Califórnia subiu para 50 na noite desta terça-feira (14, madrugada de quarta no Brasil), após seis corpos terem sido encontrados no norte do estado.

Do total, 48 mortes ocorreram no norte, em decorrência do incêndio Camp, que se tornou o mais mortal da história do estado.

O fogo causado por ele, que já destruiu uma área de 526 km² (pouco maior do que Maceió), está 35% controlado e obrigou 250 mil pessoas a deixarem suas casas na região aos pés das montanhas de Sierra Nevada e ao norte da capital Sacramento.

Após destruírem a cidade de Paradise e mais de 6.500 casas, as chamas seguem avançando, principalmente devido aos ventos acima de 100 km/h, que dificultam o trabalho dos bombeiros.

O cenário da região tem automóveis, que ficaram presos nas chamas, reduzidos a esqueletos de metal, e pilhas de escombros queimando onde antes havia residências –apenas algumas paredes ou chaminés continuam de pé.

+ Jornalistas brasileiros são detidos por 'espionagem' na Venezuela

Ao sul, próximo a Los Angeles, o Woolsey já deixou duas pessoas mortas. O incêndio, que já foi 40% controlado, atingiu uma área de 393 km² (semelhante ao município de Bento Gonçalves) e ameaça 57 mil casas.

Entre as 435 residências já consumidas pelo fogo no sul do estado, está o centenário Paramount Ranch, onde a HBO filmava diversas séries, incluindo "Westworld".

"Este não é novo normal, este é o novo anormal. E este novo anormal continuará nos próximos 10, 15 ou 20 anos", disse o governador da Califórnia, Jerry Brown.

Enquanto os moradores da área de Malibu conseguiram retornar para suas casas no fim da noite de domingo, na cidade de Calabasas, mais ao nordeste, os habitantes receberam novas ordens de retirada .

A residência da cantora Miley Cyrus foi uma das destruídas pelo incêndio.

"Totalmente devastada pelos incêndios que afetam minha comunidade. Sou uma das que teve sorte. Meus animais e o amaor da minha vida conseguiram sair com segurança e isto é tudo que importa agora", escreveu ela.

"Minha casa não existe mais, mas as memórias compartilhadas com parentes e amigos permanecem forte" completou.

Mais de 5.600 bombeiros trabalham em todo o estado para tentar conter as chamas, enquanto equipes de busca apoiadas por antropólogos e por um laboratório de DNA tentam identificar os restos mortais das vítimas, às vezes reduzidos a um punhado de cinzas.

Há ainda um terceiro incêndio, o Hill, também ao sul, que está praticamente contido.

A Casa Branca anunciou ainda que o presidente Donald Trump vai liberar fundos adicionais para os condados de Butte (no norte), Los Angeles e Ventura (ambos no sul), os mais atingidos. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório