Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presidente da Burkina Fasso anuncia renúncia

O líder do governo de Burkina Fasso, Blaise Compaoré, que ocupa o cargo de presidente há 27 anos, anunciou essa sexta-feira (31) que vai renunciar ao cargo, resultado dos violentos protestos que ocuparam as principais cidades do país, escreve a Folha de São Paulo.

Presidente da Burkina Fasso anuncia renúncia
Notícias ao Minuto Brasil

12:45 - 31/10/14 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Últimas Notícias do Mundo

O peso das manifestações populares contra o regime de Blaise Compaoré levaram o presidente de Burkina Fasso a anunciar que iria abdicar do cargo. O líder do governo anunciou a renúncia e pediu, em comunicado à nação, um período de transição de pelo menos 90 dias.

A saída de Compaoré já teria sido confirmada pelo Exército junto dos manifestantes na capital Uagadugu, que aplaudiram o sucesso dos protestos. Os atos populares, no entanto, tiveram consequências negativas. Pelo menos 30 pessoas morreram em confrontos com as forças policiais e cerca de outras 100 pessoas ficaram feridas.

Os protestos, que começaram de forma pacífica, se tornaram mais violentos nessa quinta-feira quando um grupo de manifestantes invadiram o Parlamento de Burkina Fasso para impedir a votação da emenda constitucional, proposta pelo governo, que daria a Blaise Compaoré mais um mandato presidencial.

Com o afastamento do ditador, fruto de vontade popular e de um golpe militar, o país terá um governo interino até às eleições de 2015. O ex-presidente, no entanto, ficará no governo de transição, que terá uma duração de aproximadamente 12 meses. A situação voltou a acender os ânimos dos burquinenses, refere a Folha.

Campo obrigatório