Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump proíbe presidente da Câmara de usar avião oficial

Casa Branca cancelou de última hora viagem de Nancy Pelosi

Trump proíbe presidente da Câmara de usar avião oficial
Notícias ao Minuto Brasil

21:43 - 17/01/19 por Ansa

Mundo Cancelamento

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou nesta quinta-feira (17) uma viagem internacional da mandatária da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, em função da queda de braço sobre o muro na fronteira com o México.

Por meio de uma carta, a Casa Branca afirmou que a visita de Pelosi à Bélgica, ao Egito e ao Afeganistão foi cancelada por causa da paralisação do governo americano. "Se ela quiser, poderá ir com um voo comercial", ironizou Trump, em clara represália pelo fato de o Partido Democrata, maioria na Câmara, não aprovar a destinação de US$ 5,7 bilhões para a construção do muro.

+ Advogado de Trump: 'Nunca disse que não houve conspiração' com a Rússia

A medida abre uma crise institucional sem precedentes na história recente dos EUA, já que Pelosi é a terceira na hierarquia do Estado. Na carta, Trump nega à democrata o uso do avião militar normalmente utilizado em missões internacionais, insinuando que a viagem não é importante.

"Neste momento, é muito melhor ficar aqui e negociar comigo por uma fronteira mais segura e pelo fim do shutdown", disse. A delegação guiada por Pelosi já estava pronta para deixar o Congresso quando chegou o veto da Casa Branca.

+ Relatório: EUA separaram mais crianças na fronteira do que o informado

Recentemente, a presidente da Câmara pediu que Trump suspendesse o discurso do Estado da União, previsto para 29 de janeiro, devido à falta de agentes de segurança provocada pela paralisia do governo.

Os EUA vivem o "shutdown" mais longo da história - quase 30 dias - porque o presidente se recusa a assinar qualquer orçamento que não inclua os recursos para o muro no México. Os democratas, por sua vez, rejeitam qualquer possibilidade de aceitar a proposta. (ANSA)

Campo obrigatório