Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após crise dos 'coletes amarelos', Macron recupera aprovação

Índice de popularidade do presidente vem subindo recentemente

Após crise dos 'coletes amarelos', Macron recupera aprovação
Notícias ao Minuto Brasil

14:13 - 06/02/19 por ansa

Mundo Pesquisa

Após ter vivido o momento mais difícil de seu mandato, o presidente da França, Emmanuel Macron, começa a dar sinais de recuperação.

Segundo uma pesquisa do instituto Ifop, o índice de aprovação do mandatário subiu seis pontos em um mês e chegou a 34%, retornando ao patamar de outubro de 2018 (33%), antes da onda de protestos dos "coletes amarelos".

+ Quem defendeu Brexit tem lugar no inferno, diz líder europeu

Depois de ter atingido o mínimo de 23% em dezembro, a popularidade de Macron já havia subido para 28% em janeiro. Ainda assim, 66% dos entrevistados continuam desaprovando o presidente da França. A pesquisa ouviu 1.006 eleitores, entre 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

Desde que os "coletes amarelos" tomaram as ruas do país para protestar contra as políticas econômicas e sociais do governo, Macron anunciou uma série de medidas para conter a insatisfação, como o aumento do salário mínimo.

+ Assembleia Nacional aprova entrada de ajuda na Venezuela

Outro fator que pode ter impulsionado sua aprovação neste início de ano é seu envolvimento pessoal no chamado "grande debate nacional", iniciativa convocada pelo presidente para encontrar soluções compartilhadas para o país. Nesta quinta (7), ele deve participar de um encontro público no departamento de Saône-et-Loire.

A recuperação chega em boa hora para Macron, que terá em maio o desafio das eleições para o Parlamento Europeu, quando seu partido, chamado A República em Marcha, disputará novamente a liderança na França com a extrema direita de Marine Le Pen. (ANSA)

Campo obrigatório