Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ajuda humanitária do Brasil consegue entrar na Venezuela, diz Guaidó

Fronteira entre os países havia sido fechada a mando de Nicolás Maduro

Ajuda humanitária do Brasil consegue entrar na Venezuela, diz Guaidó
Notícias ao Minuto Brasil

13:53 - 23/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Abertura

O autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, confirmou a entrada no país do primeiro carregamento de ajuda humanitária pela fronteira do Brasil. "Essa é uma grande conquista, Venezuela!", comemorou no Twitter.

O regime de Nicolás Maduro havia prometido impedir a entrada dos caminhões, que são dirigidos por cidadãos venezuelanos. Dois veículos partiram de Boa Vista, em Roraima, com destino à fronteira entre os dois países.

Conforme O Globo, o caminhão entrou com a ajuda de indígenas que vivem no lado venezuelano da fronteira. e está na cidade venezuelana de Santa Elena.

"Não sabemos onde está exatamente o caminhão, mas já passou", disse a fonte, que acompanha e participa da operação de abertura do canal humanitário no Brasil.

Lado colombiano

Ele deu início neste sábado (23) à operação de entrega de ajuda humanitária a partir da cidade de Cúcuta, do lado colombiano da fronteira.

Falando em frente a um comboio de caminhões, Guaidó disse que a iniciativa é "pacífica, multilateral e humanitária". "A ajuda humanitária vai a caminho da Venezuela de forma pacífica, para salvar vidas", declarou, ao lado dos presidentes Iván Duque (Colômbia), Sebastián Piñera (Chile) e Mario Abdo Benítez (Paraguai).

Em seu pronunciamento, Guaidó também voltou a prometer anistia para militares que abandonarem o regime de Nicolás Maduro e fez um chamado para os chavistas se unirem a ele. Em seguida, cerca de 10 caminhões seguiram em direção à ponte Las Tienditas, que liga os dois países. (ANSA)

Campo obrigatório