Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Forte chuva na Califórnia provoca um morto e inunda 2 mil casas

Há apenas um ano e meio, parte da região agora afetada pelas inundações foi arrasada por um dos incêndios mais destrutivos da história da Califórnia

Forte chuva na Califórnia provoca um morto e inunda 2 mil casas
Notícias ao Minuto Brasil

07:22 - 01/03/19 por Lusa

Mundo EUA

As fortes chuvas que caíram nos últimos dias no norte do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, provocaram um morto, inundaram duas mil casas e expulsaram milhares de pessoas das suas residências.

+ Republicanos querem ex-advogado de Trump investigado por perjúrio

O governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom, declarou nesta quinta-feira (28) o estado de emergência para os condados de Amador, Glenn, Lake, Mendocino e Sonoma, o que vai permitir às agências estatais solicitar ajuda do governo federal para a reconstrução.

As autoridades locais informaram a existência de uma morte provocada pelo temporal, um homem da localidade de Ferndale que se afogou, ao ser arrastado pelas águas quando procurava chegar em casa, onde estavam três menores retidos.

A povoação mais afetada pelas inundações é Guerneville, com cerca de 4.500 habitantes e situada no vale do rio Russian, no condado de Sonoma, onde as televisões locais mostraram imagens de residentes se deslocando de canoa dentro do povoado.

A localidade converteu-se durante algumas horas na noite de quarta-feira uma "ilha", completamente inacessível por estrada.

O norte da Califórnia está vivendo um inverno particularmente chuvoso para os padrões da região, que registrou em apenas dois meses a mesma quantidade de água registrada no ano passado, que foi especialmente seco.

Há apenas um ano e meio, parte da região agora afetada pelas inundações foi arrasada por um dos incêndios mais destrutivos da história da Califórnia, que provocou 22 mortos e destruiu mais de cinco mil edificações. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório