Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ucranianos voltam às urnas neste domingo

Quase 31 milhões de ucranianos foram convocados às urnas em cerca de 30 mil seções eleitorais

Ucranianos voltam às urnas neste domingo
Notícias ao Minuto Brasil

14:00 - 21/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Notícias do Mundo

Os colégios eleitorais abriram neste domingo (21) na Ucrânia para o segundo turno da eleição presidencial, com o comediante Vladimir Zelenski aparecendo como favorito para conquistar o cargo do atual presidente do país, Petro Poroshenko, que tenta a reeleição.

Três semanas depois do primeiro turno, quase 31 milhões de ucranianos foram convocados às urnas em cerca de 30 mil seções eleitorais, que serão encerradas às 20h (17h).

Zelenski venceu o primeiro turno no dia 31 de março, com 30,24% dos votos, quase o dobro dos obtidos pelo atual chefe de Estado (15,95%).

Logo depois do fechamento dos colégios eleitorais começam a ser divulgados os primeiros resultados das pesquisas de boca de urna. A apuração de votos começará às 23h locais.

Neste domingo, Zelenski, disse que votou com o  "ânimo de vencedor". Cercado por uma multidão de jornalistas e câmeras, o comediante compareceu ao colégio eleitoral da Academia Naval, acompanhado por sua esposa Elena e os filhos. Em breves declarações à imprensa, ele disse que espera ganhar eleições honestas. "Hoje, necessariamente, os ucranianos é que vencerão; será a vitória da Ucrânia".

Esta é a primeira eleição presidencial da Ucrânia desde o pleito antecipado de maio de 2014, que foi motivado pela fuga para a Rússia do então presidente Viktor Yanukovych, diante dos protestos dos oposicionistas.

Com informações da Agência Brasil 

Campo obrigatório