Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Temer manifesta intenção de nomear aliado de Renan para Turismo

Na segunda-feira (27), Beltrão foi sondado para o posto e demonstrou disposição em assumi-lo

Temer manifesta intenção de nomear aliado de Renan para Turismo
Notícias ao Minuto Brasil

19:50 - 29/06/16 por Noticias ao Minuto

Política Ministério

O presidente interino, Michel Temer, manifestou nesta quarta-feira (19) a intenção de nomear o deputado federal Marx Beltrão (PMDB-AL), aliado de Renan Calheiros, para o comando do Ministério do Turismo.

O peemedebista pediu inclusive para a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) fazer uma pesquisa sobre o histórico profissional e pessoal do parlamentar para avaliar se ele tem condições de ser nomeado para o posto.

Na segunda-feira (27), Beltrão foi sondado para o posto e demonstrou disposição em assumi-lo. Nesta quarta-feira (29), ele sentou-se em uma das primeiras fileiras de cerimônia de anúncio de reajuste do Bolsa Família, no Palácio do Planalto.

Nas palavras de um assessor presidencial, a nomeação do peemedebista resolveria dois problemas. Além de agradar o presidente do Senado Federal, contemplaria o pedido da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados em nomear um parlamentar.

O nome de Beltrão foi indicado por interlocutores do presidente do Senado Federal e tem sido defendido pela bancada nordestina do PMDB na Câmara dos Deputados.

O Palácio do Planalto pretende anunciar o nome do escolhido para a pasta na próxima semana. O posto está vago desde a demissão de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que foi citado por delatores da Lava Jato.

Antes de Beltrão, o governo federal chegou a cogitar a indicação de Vinicius Lages, ex-ministro da pasta e afilhado político do presidente do Senado Federal. Com a exigência da bancada peemedebista de que fosse um deputado federal, o nome de Lages foi descartado.

Caso a pesquisa realizada pela Abin aponte problemas na indicação de Beltrão, Temer avalia nomear um peemedebista da bancada mineira, a segunda maior do partido na Câmara dos Deputados e que não indicou nenhum cargo na nova configuração da Esplanada dos Ministérios.

Os nomes mais cotados são de Newton Cardoso Jr e Saraiva Felipe. Nesta terça-feira (28), os dois peemedebistas se reuniram com o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, para discutir o tema.

O presidente interino chegou a avaliar até mesmo a possibilidade de fusão da pasta com Esporte ou a transferência do ministro do Desenvolvimento, Marcos Pereira.

As duas hipóteses, contudo, perderam força com as pressões da bancada peemedebista, que exige maior espaço na Esplanada dos Ministérios. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório