Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dirceu recebe pena branda por ser flagrado com carregador na cadeia

Funcionários dizem que outros presos flagrados com componentes de smartphones têm sido enquadrados em falta grave

Dirceu recebe pena branda por ser flagrado 
com carregador na cadeia
Notícias ao Minuto Brasil

05:40 - 24/08/16 por Notícias Ao Minuto

Política falta média

O ex-ministro José Dirceu e o ex-deputado federal Luiz Argôlo poderiam ter recebido penalizações mais severas por terem sido flagrados com um carregador de celular nas celas, afirmam funcionários do Complexo Médico-Penal de Pinhais (CMP), no Paraná, onde vivem os presos da Lava Jato.

No cubículo de Dirceu e Argôlo, foram encontrados um carregador de celular modelo Samsung, um cabo de som portátil e quatro pendrives, no dia 1º de agosto. As TVs nas celas dos presos da Lava Jato possuem entradas para conectar pendrives.

Após o ocorrido, o conselho disciplinar do presídio decidiu enquadrar os dois em falta média, que significa uma punição de 20 dias sem visitas, de acordo com a Folha de S. Paulo. No entanto, os funcionários dizem que outros presos flagrados com componentes de smartphones têm sido enquadrados em falta grave — foram mandados para a solitária e tiveram zerado o tempo que contava para progressão de regime.

Em sua defesa, a direção do CMP disse que a decisão de enquadrar Dirceu e Argôlo em falta média está amparada na Lei de Execução Penal. Ouvidos pela Folha, trabalhadores contaram que Dirceu e Argôlo têm bom comportamento e isso pode ter influenciado na decisão do conselho disciplinar.

Agentes penitenciários também encontraram um pendrive com filmes na cela do ex-senador Gim Argello. Os aparelhos foram apreendidos e o conselho disciplinar ainda não definiu qual será a punição de Argello.

Campo obrigatório