Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Líderes já articulam 'anistia' a partidos após saída de Dilma

As novas regras partidárias seriam votadas após as eleições municipais de outubro, entrando em vigor já no próximo ano

Líderes já articulam 'anistia' a partidos 
após saída de Dilma
Notícias ao Minuto Brasil

09:32 - 27/08/16 por Notícias Ao Minuto

Política Corrupção

O Congresso nacional já tem se movimentado para o pós-Dilma, após o desfecho da votação do impeachment, na próxima semana. Líderes dos 27 partidos políticos existentes negociam uma 'reforma política' com o objetivo de livrá-los dos inúmeros inquéritos judiciais sobre corrupção e lavagem de dinheiro em campanhas eleitorais, apurados no âmbito da operação Lava-Jato.

De acordo com a publicação do jornal O Globo, as novas regras partidárias seriam votadas após as eleições municipais de outubro, entrando em vigor já no próximo ano. As normas para recriação teriam o efeito prático de uma anistia

Três partidos (PMDB, PP e PT), que hoje detêm o controle de 38% dos 584 votos disponíveis no plenário do Congresso, começaram o mês de agosto sob investigação do Tribunal Superior Eleitoral por uso de dinheiro desviado dos cofres da Petrobras para financiamento das respectivas campanhas eleitorais no período entre 2006 e 2014.

Negociações sobre essa forma de anistia aos partidos, via refundação, tem sido tema constante de conversas do presidente do TSE, Gilmar Mendes, com o presidente interino, Michel Temer, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Renan Calheiros, e líderes do PMDB, do DEM e do PSDB.

Campo obrigatório