Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aliados se reúnem com Temer para discutir pautas da Câmara nesta terça

PEC que limita os gastos públicos e mudança na repatriação de recursos enviados ao exterior devem ser discutidos pelo Plenário na próxima semana

Aliados se reúnem com Temer para discutir 
pautas da Câmara nesta terça
Notícias ao Minuto Brasil

14:45 - 27/09/16 por Notícias Ao Minuto

Política Política no Brasil

Líderes da base aliada na Câmara dos Deputados reúnem-se se hoje à noite com o presidente da República, Michel Temer, para tratar da pauta de votações a partir da próxima semana, após as eleições municipais.

Uma das prioridades do governo é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, para limitar por 20 anos os gastos públicos. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já declarou que a PEC deve ser colocada em votação no Plenário no dia 17 de outubro. Antes disso, já na semana que vem, o texto deve ir à votação na comissão especial em que está sendo analisado. As informações são da Agência Câmara Notícias.

Os líderes aliados também devem conversar com Temer sobre o projeto (PL 2617/15) para modificar a Lei de Repatriação de Recursos (13.254/16). A lei permite a regularização de recursos enviados ao exterior e está em vigor desde janeiro, com prazo para adesão até 31 de outubro.

A expectativa inicial era de que a regularização gerasse de R$ 120 bilhões a R$ 150 bilhões em impostos, mas, segundo Rodrigo Maia, a adesão estaria abaixo do esperado e, por isso, alguma mudança terá que ser feita.

Segurança jurídica

O relator do projeto, deputado Alexandre Baldy (PTN-GO), disse que a ideia não é mudar o mérito da lei, mas apenas conferir mais segurança jurídica a quem ainda tem dúvidas sobre aderir ou não ao regime de regularização.

"Queremos dar segurança jurídica à lei que já está em vigor, para que haja mais contribuintes e uma maior arrecadação por parte dos cofres públicos federais", disse.

Baldy ressaltou que os detalhes do texto serão discutidos com os líderes e o presidente Temer sem que isso signifique a perda de autonomia do Legislativo na discussão.

"Como o prazo de adesão encerra em 31 de outubro, é extremamente urgente que a tramitação possa ser célere", afirmou. A ideia é que o texto aprovado pelo Congresso seja enviado para sanção presidencial em pelo menos duas semanas.

Pré-sal

Além do limite para os gastos públicos e da modificação na repatriação de recursos, outra medida econômica que deve ir à votação na Câmara nos próximos dias é a proposta que muda as regras de exploração de petróleo na camada pré-sal.

LEIA TAMBÉM: Hackers incluem 'renúncia' de Temer no site do governo

Campo obrigatório