Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Temer promove diplomata que ajudou senador boliviano a fugir

Agora, Eduardo Paes Saboia é ministro de Primeira Classe

Temer promove diplomata que ajudou senador boliviano a fugir
Notícias ao Minuto Brasil

21:27 - 30/12/16 por Notícias Ao Minuto

Política EDUARDO SABOIA

O presidente Michel Temer promoveu o diplomata Eduardo Paes Saboia ao posto mais alto da carreira diplomática: o de embaixador, chamado também de ministro de Primeira Classe.  O decreto que oficializou a promoção foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (30).

Segundo o G1, Saboia ajudou o senador boliviano Roger Pinto Molina a fugir para o Brasil em 2013. Agora ele vai ocupar um cargo de chefia dentro do Ministério de Relações Exteriores. Ele poderá ser secretário-geral ou subsecretário, ou assumirá alguma embaixada ou consulado no exterior.

O decreto aponta que Saboia e outros 33 diplomatas que foram promovidos ganharam o novo cargo por “merecimento”.

SENADOR BOLIVIANO

Em 2013, Eduardo Paes Saboia era encarregado de negócios da embaixada do Brasil em La Paz, mas na ocasião do incidente, segundo o G1, ele cobria as férias do embaixador Marcelo Biato. O senador boliviano Pinto Molina era opositor de Evo Morales e havia sido condenado por corrupção e crimes na Bolívia. Ele recebeu então asilo político do Brasil em 2012, permanecendo na embaixada em La Paz por 15 meses.

A partir disso, ele conseguiu escapar do país com a ajuda de Saboia. Molina foi tirado da Bolívia sem a autorização dos governos brasileiro e boliviano. A saída dele ocorreu em um carro oficial da embaixada e viajou por 22 horas até o Mato Grosso do Sul.

Saboia se defendeu dizendo que facilitou a fuga do senador boliviano porque a vida e a dignidade dele estava em risco. O agora embaixador foi removido de La Paz na época e transferido para o Itamaraty, em Brasília.

Leia também: Confira as frases mais marcantes ditas na política brasileira em 2016

Campo obrigatório