Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Empreiteiras investigam 'desvio dos desvios' de propinas a políticos

Empresas como a Odebrecht identificaram casos em que funcionários responsáveis pelos esquemas embolsaram parte do dinheiro ilegal

Empreiteiras investigam 'desvio dos desvios' 
de propinas a políticos
Notícias ao Minuto Brasil

10:02 - 03/01/17 por Notícias Ao Minuto

Política Corrupção

Diversas empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato, entre elas a Odebrecht, identificaram casos de corrupção interna em que funcionários responsáveis por esquemas embolsaram parte do dinheiro ilegal que seria destinado a políticos. As informações são do Valor.

De acordo com o jornal, os casos foram descobertos após apurações internas motivadas por delações premiadas. Pelo menos um dos executivos da Odebrecht suspeito de desviar montante de propina teve dinheiro encontrado em uma conta de Genebra, na Suíça.

Um caso semelhante teria acontecido com um alto executivo de uma grande empreiteira que fechou acordo de delação premiada com o Ministério Público.

Os desvios teriam acontecido apesar da "estrutura profissional" de pagamento sistematizado de propina da Odebrecht, como definiu o Ministério Público. As empresas mantém os desvios internos sob sigilo. A empreiteira se limitou a dizer que "está implantando as melhores práticas de compliance, baseadas na ética, transparência e integridade", ao ser questionada pela reportagem.

LEIA TAMBÉM: Temer nomeia indicado por Renan no CNJ

Campo obrigatório