Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PMDB se reunirá semana que vem para discutir liderança do partido

Posições do atual líder, Renan Calheiros, estão dividindo a bancada da legenda

PMDB se reunirá semana que vem
para discutir liderança do partido
Notícias ao Minuto Brasil

12:00 - 25/05/17 por Notícias Ao Minuto

Política Racha

A bancada do PMDB deve se reunir na próxima terça-feira (30) para discutir a liderança do partido, diante das posições críticas do atual "cabeça" da sigla, senador Renan Calheiros (AL). Ele, no entanto, insiste que a legenda sempre conviveu com opiniões divergentes.

"PMDB nunca foi uma partido uníssono, o PMDB é um partido democrático. O PMDB não tem dono. A interpretação do que cada um pensa é sempre muito difícil, mas muito mais difícil é querer construir um pensamento único no partido, em um momento dramático nacional".

Já o senador Garibaldi Alves (PMDB–RN) argumento que as resistências de Renan Calheiros às reformas do governo não representam o pensamento da maioria da bancada. As informações são da Agência Senado.

"Foram feitas ponderações e há descontentamento da bancada no momento em que ele emite uma opinião contra as reformas, e a bancada se colocou majoritariamente a favor da reformas", disse.

A senadora Rose de Freitas (PMDB–ES) negou que defenda a saída de Renan Calheiros da liderança, mas ponderou que, para continuar no cargo, ele deverá deixar de lado os posicionamentos pessoais.

"Ao menos que ele decida representar o pensamento da maioria. Agora se ele quiser colocar em prática o pensamento dele, acho que ficará difícil", considerou.

O líder do PMDB no governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR) destacou que não há nenhuma retaliação por parte do presidente Michel Temer a Renan. "Não se trata de governo, se trata da bancado do PMDB no Senado. É isso que a gente precisa discutir e é isso que a gente vai discutir".

Dezessete dos 22 senador do partido se reuniram com o presidente Michel Temer, que se explicou sobre as delações da JBS e pediu apoio da bancada às reformas trabalhista e previdenciária.

Leia também: Sob pressão, Temer recua e revoga decreto de Forças Armadas

Campo obrigatório