Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Com discurso contra polarização, grupo Acredito lança manifesto

Grupo pretende lançar 30 candidaturas nas eleições de 2018

Com discurso contra polarização, grupo Acredito lança manifesto
Notícias ao Minuto Brasil

20:57 - 29/07/17 por Folhapress

Política Iniciativa

Com discursos de renovação na política e de combate à desigualdade, o movimento Acredito lançou neste sábado (29) um manifesto de princípios.

Suprapartidário e disposto a se colocar à margem da polarização, segundo seus diretores, o grupo reuniu cerca de 80 pessoas em um "coworking" (espaço compartilhado de trabalho) na avenida Paulista.

O texto rechaça "a disputa simplista entre Estado grande e mínimo", fala em buscar uma política de drogas oposta à atual "guerra" e defende "visão madura da economia de mercado".

+ 64% dos eleitores querem afastamento de Temer e eleições diretas

O grupo, que é formado por voluntários de vários Estados e quer lançar 30 candidaturas em 2018, realizou atos simultâneos em mais sete capitais, com grupos menores de pessoas.

As outras cidades participaram do debate por meio de videoconferência. O evento foi transmitido ao vivo via internet.

Segundo o documento, a ideia de incentivar as candidaturas para o Legislativo é para ajudar a formar "um novo Congresso com a cara do Brasil".

"Queremos soluções para os problemas, independentemente se elas vêm da direita ou da esquerda", disse o consultor José Frederico Lyra Netto, 33, um dos líderes. Assim como parte dos outros fundadores, todos na faixa dos 30 anos, ele é ex-aluno da universidade Harvard, nos Estados Unidos.

"Estamos cansados dessa discordância que não leva a lugar nenhum", afirmou a pesquisadora Tábata Pontes, 23, também integrante da linha de frente.

Estiveram no local filiados a partidos como Rede, PT, PSDB e Podemos (ex-PTN). A ex-secretária de Educação do Rio de Janeiro Claudia Costin e o coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, também participaram.

O tom geral nos discursos, embora crítico à realidade do país, não foi de ataque direto a políticos ou partidos. Os participantes reclamaram do "momento em que o país se encontra" e afirmaram que "a política é o único caminho para a transformação".

Adauto Modesto Júnior, 31, membro da coordenação nacional e também filiado ao PT, disse que "é preciso preservar legados e seguir adiante".

Funcionário público, com passagem por cargos no governo Dilma Rousseff, ele se diz afastado da vida partidária atualmente.

"Aqui [no Acredito] quero entrar nesse debate de como reestruturar o sistema político no Brasil. E vejo que não há projetos pessoais de poder, só uma vontade gigante de resgatar a nossa democracia, que está tão cambaleante."

EM REDE

O Acredito tem apoio da Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), criada pelo empresário Guilherme Leal, da Natura, e de outras fundações. Leal foi candidato a vice de Marina Silva (hoje na Rede, à época no PV) em 2010.

A Raps funciona como uma incubadora de "start ups" políticas.

Tábata Pontes enumerou no encontro 53 organizações e movimentos que apoiam a iniciativa. "Querem construir [o projeto] com a gente", disse, citando o grupo Quebrando o Tabu, a plataforma Avaaz, a USP, o Insper, a Câmara Municipal de São Paulo e a ONG Educafro, entre outros. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório