Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Réu na Zelotes lista FHC e Palocci como testemunhas de defesa

Mauro Marcondes é acusado de montar esquema de compra de MPs e de participar de negociações irregulares no contrato de compra de aviões suecos

Réu na Zelotes lista FHC e Palocci como testemunhas de defesa
Notícias ao Minuto Brasil

17:39 - 20/11/17 por Notícias Ao Minuto

Política Justiça Federal

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci devem ser ouvidos como testemunhas de defesa do lobista Mauro Marcondes, preso em 2015, pela Polícia Federal, durante a operação Zelotes, suspeito de montar uma rede de lobby e corrupção de servidores públicos para viabilizar a compra de medidas provisórias (MPs) que prorrogaram incentivos fiscais a montadoras de veículos.

Além disso, a Justiça Federal apura a suspeita de que ele integrava um esquema que vendia a promessa de interferências, no governo federal, para beneficiar empresas.

+ Cabral pediu cargo na Assembleia para marido da prima

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), aceita pela Justiça no fim de 2016, os réus na ação participaram de negociações irregulares no contrato de compra dos aviões caças suecos Gripen. As informações são da Agência Brasil.

A mulher de Mauro, Cristina Mauto, o ex-presidente Lula, e o filho do petista, Luís Cláudio Lula da Silva, também são réus no processo.

Os depoimentos de Fernando Henrique e Palocci serão prestados ao juiz da 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, Vallisney de Souza Oliveira.

Mauro Marcondes Machado foi transferido da Penitenciária da Papuda, em Brasília (DF), a fim de cumprir prisão domiciliar, em São Paulo, no ano passado, às vésperas de completar 80 anos.

Campo obrigatório