Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ministros do STJ saem em defesa de Gilmar Mendes e criticam juiz

Glaucenir Oliveira, da Vara de Campos dos Goytacazes, supostamente seria a pessoa que, em áudio de WhatsApp, acusa o ministro de receber mala de dinheiro para soltar Garotinho

Ministros do STJ saem em defesa de Gilmar Mendes e criticam juiz
Notícias ao Minuto Brasil

08:21 - 29/12/17 por Notícias Ao Minuto

Política Política no Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi citado em áudio divulgado na semana passada em que, supostamente, o juiz Glaucenir Oliveira aparece acusando-o de ter recebido uma mala de dinheiro para soltar o ex-governador do Rio Anthony Garotinho e para tirar a tornozeleira de Rosinha.

Além de o próprio Gilmar já ter solicitado ao corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio Noronha, e ao diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, investigação do fato, veementemente negado por ele, dez ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) redigiram nota pública contra Glaucenir Oliveira.

+ PT confirmará lançamento de Lula ao Planalto um dia após julgamento

“Tal episódio receberá o exame devido pelos órgãos competentes, mas representa perigoso precedente contra toda a magistratura e todos os fundamentos do Estado democrático de Direito”, diz o texto.

“Não se permite que, sem nenhuma prova, por ouvir dizer nas ruas, um juiz possa desqualificar outro apenas porque decidiu um caso de maneira contrária ao que examinou a questão anteriormente”, assinalam os ministros.

Glaucenir Oliveira, da Vara em Campos dos Goytacazes, foi o responsável por mandar prender o ex-governador por duas vezes. No áudio, que circulou em grupos de WhatsApp e é atribuído a ele, acusa Gilmar Mendes de receber propina.

“A gente leva pedrada, tiro, enquanto o grande general desse poder judiciário que é ele agora, parece que é o dono do poder, mela o trabalho sério que a gente faz, com sarcasmo, falta de vergonha, e segundo os comentários que ouvi hoje, comentários sérios de gente lá de dentro, é que a mala foi grande”, afirma.

Campo obrigatório