Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Juiz pede informações sobre tornozeleiras para Funaro e outros presos

Prazo para o superintendente da Polícia Federal em Brasília dar resposta é de cinco dias

Juiz pede informações sobre tornozeleiras para Funaro e outros presos
Notícias ao Minuto Brasil

14:18 - 10/01/18 por Notícias Ao Minuto

Política Solicitação

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, pediu ao superintendente da Polícia Federal em Brasília, delegado Élzio Vicente da Silva, "informações atualizadas sobre a existência ou não de tornozeleiras na superintendência da PF e em órgãos de segurança consulados ao governo federal ou distrital”.

O objetivo, de acordo com informações do portal G1, é conseguir tornozeleiras para presos que estão cumprindo regime domiciliar autorizado pela Justiça Federal de Brasília, entre eles Lúcio Funaro. O prazo para resposta é de cinco dias.

No dia 19 de dezembro, o magistrado autorizou o operador financeiro a deixar a Penitenciária da Papuda e cumprir pena em regime fechado domiciliar, em Vargem Grande do Sul, no interior paulista, onde reside.

+ PF quer concluir mais de 200 investigações sobre políticos no STF

Para tanto, o réu se comprometeu a instalar um sistema de monitoramento por câmeras em sua fazenda, em Vargem Grande do Sul. Foi a solução proposta pelo próprio Funaro para contornar a resistência inicial do juiz, que apontava a falta de tornozeleiras eletrônicas em São Paulo e no Distrito Federal como um empecilho para que o doleiro deixasse a penitenciária.

“É preciso eficácia [jurídica na sentença]. Não temos tornozeleiras eletrônicas e, por isso, precisamos de uma forma de nos certificarmos de que o acusado chegou ao local designado e começou a cumprir sua pena”, explicou o juiz pouco antes de deferir, em parte, o pedido de Funaro.

Ele forneceu a Vallisney de Souza as senhas de acesso remoto às câmeras e às imagens armazenadas pelo sistema de segurança. De posse da senha, o juiz poderá designar um oficial, ou acessar ele próprio as imagens registradas pelas câmeras de segurança.

Campo obrigatório